24 de julho de 2024
TVBV ONLINE
Saúde

Balneabilidade: órgãos ampliam realização de coletas durante alta temporada

Aumento de frequência traz uma resposta mais precisa e rápida das condições sanitárias da praia à população

As coletas para estudos laboratoriais que informam a qualidade da água para banho de praias em Santa Catarina terão um aumento na frequência durante a alta temporada a partir segunda semana de janeiro até o fim de março de 2024. A medida se aplica a praias que apresentam maior fluxo de banhistas e estão sujeitas a mais variações das condições de balneabilidade.

Esta mudança foi confirmada após a assinatura de um Termo de Cooperação, nessa sexta-feira(15), entre o Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA); a Secretaria de estado da Saúde (SES); Secretaria de Estado do Turismo (SETUR); o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC), A Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC) e a Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (CASAN).

Haverá aumento da frequência da coleta em 82 pontos. A regularidade da coleta se dará entre o período de 08 de janeiro até 31 de março 2024, de segunda a quinta-feira (exceto feriados) três vezes por semana em 10 pontos de Balneário Camboriú (todos na praia central) e 26 pontos em Florianópolis (em praias como Canasvieiras, Ingleses e Jurerê), e duas vezes por semana em 3 pontos de Governador Celso Ramos; 9 pontos de Bombinhas; 5 pontos de Itajaí; 8 pontos de Itapema; 4 pontos de Navegantes; 11 pontos de Penha e 6 pontos de Porto Belo.

 

“A ideia de aumentar a frequência da coleta é trazer uma resposta mais precisa das condições sanitárias da praia à população, principalmente, nas praias urbanas, podendo refletir melhor as condições ambientais dos pontos amostrados, visto que as informações também podem servir de apoio para que os municípios implementem ações de melhoria de saneamento”, explica a presidente do IMA, Sheila Meirelles.

No site, as informações são atualizadas automaticamente e todo cidadão pode acompanhar as datas das últimas coletas e o resultado mais atualizado da propriedade de determinado ponto, basta clicar nas bandeirinhas que aparecem no mapa.

Atualmente, o Programa de Monitoramento e Balneabilidade do IMA abrange 500 quilômetros da costa catarinense 28 municípios e mais de 100 praias e balneários do sul ao norte do estado. Os relatórios de balneabilidade são emitidos mensalmente entre abril e outubro. Entre novembro e março, os balanços são divulgados semanalmente. Ao todo os ensaios das amostragens são efetuadas em 238 pontos do litoral catarinense.

 

Foto: Cristiano Estrela/Arquivo Secom