29 de dezembro de 2025
TVBV ONLINE
Clima / Tempo

Barra Velha decreta situação de emergência após ruas ficarem debaixo d’água

Foto: Redes sociais/Reprodução
Município registrou 70 mm de chuva em menos de uma hora

O município de Barra Velha, no Litoral Norte de Santa Catarina, decretou situação de emergência neste domingo (28), após uma chuva torrencial em menos de uma hora provocar estrados em cerca de 60 residências na noite de sábado (27). A Defesa Civil segue atundo na distribuição de kits de ajuda humanitária.

Segundo o município, foram registrados aproximadamente 70 mm de chuva entre as 22h e 22h40 de sábado. O grande volume resultou em pontos de alagamento em diversas ruas. A água chegou a invadir casas e provocou uma série de danos materiais. Ao menos oito pessoas ficaram desalojadas.

> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão

A Prefeitura de Barra Velha abriu um abrigo no ginásio do centro da cidade para receber a população ilhada e mobilizou equipes do CBMSC, Bombeiros Voluntários e Assistência Social, além de uma equipe terceirizada com ambulância e um gabinete de crise para acompanhar a situação. Ao longo de uma hora e meia, foram atendidas 45 ocorrências na cidade.

Segundo o coordenador da Defesa Civil do município, Filipe Matos, a chuva extrapolou o volume previsto para a cidade. Alguns locais também sofreram queda de energia por conta de danos em postes e na fiação. Nesta segunda-feira (29), as equipes seguem atuando na limpeza das ruas e na entrega de kits de acomodação, limpeza e higiene pessoal, além de cestas básicas.

O decreto de situação de emergência é válido por 90 dias e permite ao município acessar recursos para a contenção e reparos dos danos provocados pelo temporal, além da dispensa de licitação para contratações emergenciais. Também neste domingo, a Prefeitura de Laguna, no Litoral Sul do estado, decretou situação de emergência em decorrência de um vendaval registrado na sexta-feira (26).

           

             

Jovem dentista morre ao cair com carro em rio em Lages

Vítima sofreu afogamento e chegou a ser atendida, mas sem sucesso

Um jovem de 25 anos, identificado como Guilherme Aquiles, morreu ao cair com o carro no Rio Carahá em Lages, na Serra catarinense. O acidente ocorreu na madrugada desta segunda-feira (29), por volta das 4h30.

Continue lendo