5 de fevereiro de 2026
TVBV ONLINE
Flávio Jr

Berbigão do Boca abre o carnaval de Florianópolis

Imagem: Andy Puerari.

Florianópolis se prepara para entregar, mais uma vez, o coração da cidade à folia. Nesta sexta-feira (06), às 16h30, a abertura do Carnaval da Capital com a tradicional Entrega da Chave da Cidade ao Rei Momo. O cenário não poderia ser melhor: o tradicional Berbigão do Boca, patrimônio cultural da Capital. O palco do evento é o Largo da Alfândega e acima de tudo é o momento em que a cidade se permite brincar, cantar e dançar.

Um dos fatos marcantes é que a cerimônia acontece dentro de uma das festas mais emblemáticas do calendário cultural de Florianópolis, que há décadas conecta gerações em torno da tradição popular. O Berbigão do Boca tem início ao meio-dia e segue até as 22h, ocupando a Arena Central com cores, batuques e o espírito democrático que marca o Carnaval de rua. O bloco reúne milhares de foliões e mantém viva uma manifestação que une música, identidade cultural. Entre 13h e 16h, ocorre o concurso gastronômico com pratos a base de berbigão que valoriza a culinária local e a criatividade de chefs. Todos os anos a disputa reinventa sabores, mas sem perder o vínculo com a tradição.

> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão

Às 16h, ocorre a entrega do troféu do concurso gastronômico, seguida da homenagem “Amigos do Berbigão do Boca”, criada em 1996 para reconhecer pessoas, entidades e empresas que ajudam a manter viva a história e a força da festa. No palco principal, o clima é embalado por som mecânico, pela Banda Em Cima da Hora e por apresentações de dança, compondo um espetáculo que mistura arte, festa e memória.

           

             

Onde a cidade se encontra: 127 anos do Mercado Público

O Mercado Público de Florianópolis faz aniversário como quem soma anos sem perder a alma. No coração da cidade ele já teve os pés beijados pelo mar e continua atravessando gerações sendo mais do que um prédio histórico. Na verdade, um ponto de encontro onde a vida urbana se mistura ao cheiro do peixe fresco, ao café passado na hora, ao sabor de um…

Continue lendo