Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão A condição de chuva começa já nesta sexta-feira, em razão da combinação de calor intenso com a alta umidade do ar. Durante o dia, os temporais acontecem de forma isolada e passageira. A exceção é…" />
13 de fevereiro de 2026
TVBV ONLINE
Clima / Tempo

“Bloquinhos” de Carnaval terão alerta vermelho para chuva, diz Defesa Civil

Foto: Secom SC
Instabilidade é mais intensa entre sábado e domingo, onde é esperada uma precipitação de 150 mm em poucas horas

Os “bloquinhos” de Carnaval de rua em Santa Catarina devem acontecer embaixo de chuva, segundo previsão da Defesa Civil de Santa Catarina. O órgão emitiu, nesta sexta-feira (13), um alerta vermelho para as condições intensas ao longo do período da folia, especialmente neste fim de semana. O principal destaque é entre sábado (14) e domingo (15), especialmente na Grande Florianópolis e Litoral Sul, onde a precipitação pode chegar aos 150 mm. O risco é muito alto para ocorrências associadas nesta região.

> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão

A condição de chuva começa já nesta sexta-feira, em razão da combinação de calor intenso com a alta umidade do ar. Durante o dia, os temporais acontecem de forma isolada e passageira. A exceção é nas regiões do Litoral Norte e Vale do Itajaí, onde as instabilidades são mais persistentes e podem ocorrer ao longo de toda a noite, resultando em um alto acúmulo de água, contribuindo para o risco muito alto para ocorrências associadas.

Fim de semana de chuvas intensas

No sábado e no domingo, as chuvas persistem. Em algumas regiões, como Grande Oeste e Planaltos, elas ocorrem de forma isolada, mas mesmo assim provocam risco moderado para ocorrências associadas. Por outro lado, a condição de instabilidade se intensifica na Grande Florianópolis e Litoral Sul, onde uma área de baixa pressão provoca chuva persistente e intensa, aumentando o risco para ocorrências. Nestes dias, a Defesa Civil alerta para o alto índice de precipitação, que pode chegar a 150 mm em um curto espaço de tempo, com possibilidade de valores superiores em pontos isolados.

Segunda mais calma

Depois de um fim de semana com condições intensas, a tendência é que as chuvas diminuam na segunda-feira (16). O tempo segue instável e com condições para temporais isolados, mas com acumulados previstos menores em comparação aos dias anteriores, com risco menor para ocorrências. A Defesa Civil avisa que o sistema de baixa pressão passará pelo mar e, por conta disso, pode haver alterações na previsão. Dessa forma, o órgão orienta o acompanhamento diário dos alertas.

Recomendações da Defesa Civil

– Durante temporais, busque abrigo em local seguro, longe de janelas e objetos que possam ser arremessados pelo vento.
– Em caso de rajadas fortes, evite transitar ou se abrigar próximo de árvores, placas, muros e postes de energia.
– Em situações de alagamento, não atravesse ruas alagadas, pontes ou pontilhões submersos.

           

             

Professor de música que abusava e subornava alunas é condenado

Depoimentos revelaram que ele se prevalecia da posição de autoridade para tocar e beijar as adolescentes

Um professor de música com atuação no Sul do Estado foi julgado nesta semana pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina por conta de uma série de abusos sexuais e subornos cometidos contra quatro alunas, todas menores de idade. A decisão fixou a pena de 46 anos, três meses e 22 dias de reclusão em regime inicialmente fechado. Além da prisão, o homem também foi condenado ao pagamento de indenização por danos morais às vítimas, fixadas no valor de R$ 20 mil.

Continue lendo