23 de julho de 2024
TVBV ONLINE
Gastronomia

Bolo de chocolate sem farinha e fácil de fazer

Fonte: Band.com.br | Foto: Envato Elements

Chef de cozinha, Carole Crema, compartilha receita de família que leva apenas seis ingredientes e é feita no liquidificador

Já pensou em fazer um bolo sem farinha? Sem farinha nenhuma, gente! Não é que eu vou substituir por farinha de aveia, farinha de arroz etc., que é algo que você sempre pode fazer.

Aqui, eu coloco coco ralado no lugar da farinha. É superlegal! Um bolo muito fácil, feito todinho no liquidificador e bem gostoso. Minha mãe fazia esse bolo – ainda faz, às vezes. Ela faz aquele bolo de tabuleiro com brigadeiro por cima. Ah, ave Maria!

 

Vamos lá: você vai bater meia xícara de açúcar com 50 g de manteiga em temperatura ambiente, meia xícara de chocolate em pó, seis ovos, uma xícara e um quarto de coco ralado seco e uma colher de sopa de fermento. Bata tudo muito bem!

Despeje a massa na forma e leve para assar em forno preaquecido a 180°C. Esse bolo assa bem rápido, em 30 minutinhos, no máximo. Como não tem farinha, é o ovo que vai dar estrutura.

Enquanto assa, você faz o brigadeiro: leite condensado, manteiga e achocolatado ou chocolate em pó. Quando o brigadeiro chegar no ponto, desligue. Depois, acrescente meia xícara de leite. Esse é o segredo para o brigadeiro ficar molinho – tirá-lo do fogo antes não funciona, hein? Pessoal, brigadeiro mole não é brigadeiro mal cozido. Brigadeiro mole é brigadeiro que a gente chega até o ponto de enrolar e, depois, amolece.

Agora, é só jogar por cima do bolo. Você pode decorar no tabuleiro mesmo, com coco ralado ou granulado. Adoro muito! É uma receita sensacional da minha mãe. Vocês vão amar!