TVBV Notícias Ocorrência Bombeiros atenderam mais de 1,2 mil ocorrências relacionadas à chuva desde quinta-feira
Ocorrência

Bombeiros atenderam mais de 1,2 mil ocorrências relacionadas à chuva desde quinta-feira

Somente o Alto Vale do Itajaí corresponde a 63% dos atendimentos

O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) já atendeu mais de 1,2 mil ocorrências relacionadas às fortes chuvas que atingem o estado de Santa Catarina. Este número corresponde aos chamados atendidos desde a quinta-feira (16), e foi atualizado na manhã deste sábado (18).

Equipes especializadas estão atuando 24 horas para o resgate dos cidadãos e de muitos animais que são encontrados pelo caminho nos municípios atingidos pela enxurrada. As regiões mais atingidas por alagamentos, inundações e deslizamento se concentram mais uma vez no Vale do Itajaí, mas a região Oeste do estado também sofreu fortes estragos neste mês de novembro.

No total, 1.277 ocorrência foram atendidas em 95 municípios no período entre a quinta-feira e a manhã deste sábado. Foram empenhadas 171 viaturas e 568 Bombeiros. No momento, 19 equipes de Forças-Tarefa de 13 Batalhões com embarcações, três caminhões de Forças-Tarefa e a aeronave Arcanjo 01 atuam em atendimentos na região do Alto Vale do Itajaí, que somam 812 ocorrências, que representam 63% do total.

 

As cidades de Rio do Sul, Taió e Trombudo Central foram as que mais necessitaram de equipes deslocadas de batalhões de todo o estado. Bombeiros de oito regiões atuam em Rio do Sul, três foram enviadas para Taió e mais três para Trombudo Central. Outra equipes atuam também em Rio do Oeste e Pouso Redondo.

 

Homem é resgatado de correnteza em Rio do Sul

Um homem foi resgatado com vida na madrugada deste sábado, por volta das 3h, em Rio do Sul. Ele havia sido arrastado pela correnteza e segurava-se em uma placa de sinalização. A vítima já apresentava cansaço extremo e quadro de hipotermia. O resgate foi realizado pela equipe da Força-Tarefa 03, com uso de embarcação a remo. Os bombeiros registraram imagens do resgate:

 

Sala de situação

O CBMSC montou nessa sexta-feira (17) uma sala de situação, em Florianópolis, no Centro Integrado de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cigerd) da Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil, para acompanhamento integrado, gestão dos recursos e monitoramento 24h da situação nos municípios.

 

Fotos: CBMSC

Sair da versão mobile