15 de julho de 2024
TVBV ONLINE
Bombeiros

Bombeiros catarinenses continuam atuando no Rio Grande do Sul

Os trabalhos já resultaram no resgate de cerca de 2.350 pessoas e mais de 400 animais

Na última quinta-feira (09), os bombeiros catarinenses que formam a Força-Tarefa (FT), que atua no Rio Grande do Sul, realizaram buscas no município de Muçum, na localidade conhecida como Linha Pinheirinho. Os militares são especializados em buscas em áreas de deslizamento.

A região ainda apresenta limitações em relação a mobilidade com isso os bombeiros precisaram cerca de quatro quilômetros sobre trilhos de trem, além de um viaduto e um túnel ferroviário.

Os trabalhos estão sendo apoiados por binômios, dupla formada entre bombeiro e cão de busca, e contou com a ajuda de um grupo de voluntários que está na região prestando apoio às famílias. Desde o início das atividades no Rio Grande do Sul, as equipes do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina já resgataram cerca de 2.350 pessoas e mais de 400 animais.

Buscas em áreas de deslizamento no município de Muçum. Imagem: CBMSC.

 

No total 49 bombeiros militares e quatro cães de busca catarinenses estão em território gaúcho. As equipes contam com uma estrutura de ⁠12 viaturas, ⁠17 embarcações, ⁠11 motores de popa, uma mini escavadeira, ⁠Auto Posto Comando (APC), caminhões, ⁠um quadriciclo, ⁠drones e ⁠equipamentos para resgate em áreas deslizadas.

Chegada de equipamento catarinense utilizado nas buscas. Imagem: CBMSC.