19 de junho de 2024
TVBV ONLINE
Cotidiano

Brasil investiga novo caso de “Mal da Vaca Louca”; confira

A doença acomete o cérebro de bovinos, bubalinos, ovinos e caprinos

Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) confirmou que desde a última segunda-feira (20) está investigando uma suspeita de caso de “Mal da vaca louca” no Brasil. De acordo com informações da Agência Brasil, a suspeita envolve a morte de um animal idoso, que estava em uma propriedade no Pará e era criado a pasto.

A doença acomete o cérebro de bovinos, bubalinos, ovinos e caprinos. A enfermidade pode ser transmitida por meio da ingestão de carne contaminada e pode, inclusive, levar seres humanos à morte. Por isso, existe um controle sanitário muito rígido para prevenir e controlar os casos relacionados à patologia.

Em 2021, dois casos atípicos ocorreram no Brasil, um em Minas Gerais e outro, em Mato Grosso. Ambos eram animais idosos. Na ocasião, a China, que é o principal mercado importador de carne bovina suspendeu as suas compras por mais de 100 dias, cerca de 200 mil toneladas de carne deixaram de ser exportadas. O prejuízo girou em torno de US$ 1 bilhão.

 

“Acerca do caso suspeito de Encefalopatia Espongiforme Bovina (Mal da “vaca louca”), todas as medidas estão sendo adotadas pelos governos. A suspeita já foi submetida a análise laboratorial para a confirmação ou não e, a partir do resultado, serão aplicadas imediatamente as ações cabíveis”, informou o ministério em nota.

Foto: Pixabey/Reprodução