17 de julho de 2024
TVBV ONLINE
Paulo Chagas

Bate-boca entre deputados de esquerda e de direita na Câmara dos Deputados

Deputada catarinense Júlia Zanatta esteve em meio às discussões com deputados de oposição / Renato Araújo/Câmara dos Deputados

O epicentro das discussões e que viraram provocações girou em torno da morte de Marielle. Os parlamentares ligados ao ex-presidente Jair Bolsonaro, exigiram pedido de desculpa pelas acusações a longo de todo o processo, que culminou recentemente com a descoberta dos mandantes do assassinato da vereadora e do motorista dela. Entre os que discutiram, estava a deputada catarinense Júlia Zanatta (PL/SC). Em alguns momentos do tumulto e xingamentos, houve a exibição de uma foto de Domingos Brasão, auditor-fiscal do Tribunal de Contas do Rio de Janeiro, em plena campanha para Dilma Rousseff. “Fascista” era a palavra mais utilizada em meio a gritos de ambas as partes. Diante do clima pesado, uma sessão precisou ser encerrada. Entre as acusações, a de que a morte de Marielle foi usada para interesses políticos até então.

Estímulo à participação das mulheres na política

Foto: Agência Alesc

Incentivar a participação feminina na política e homenagear mulheres que estão liderando a mudança em Santa Catarina. Com esse propósito, a Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) lançou na noite de segunda-feira (25) a campanha “Mulher: o voto que muda a política”. A Sessão Especial foi proposta pela Secretaria da Mulher da Casa Legislativa, liderada pela deputada Paulinha (Podemos), que presidiu a solenidade. A parlamentar enfatizou que a campanha tem como objetivo mostrar à sociedade catarinense o impacto positivo da presença feminina nos órgãos onde atuam, renovando o desempenho das instituições. Ela ressaltou a importância de repensar a opinião em relação às mulheres, não apenas como candidatas na política, mas como agentes de transformação em diversos campos da sociedade. No mês em que se enaltece o Dia Internacional da Mulher, a Alesc realizou uma série de ações com palestras, conferências e homenagens.