24 de julho de 2024
TVBV ONLINE
Policial

Busca por assaltantes mobiliza grande efetivo policial na região Serrana

Ação inicia com um único PM e termina com mobilização de forças de segurança de diversas cidades

O assalto a uma fazenda no interior de Brunópolis, na região Serrana de Santa Catarina, iniciou com a mobilização de um único policial militar na manhã da última sexta-feira (22) e encerrou com um efetivo que reuniu forças de segurança de diversos municípios para prender quatro envolvidos no crime, que fugiram para uma área de mata. O último fugitivo foi encontrado na tarde do sábado (23).

Tudo começou por volta das 6h50 da manhã de sexta, quando quatro homens fortemente armados assaltaram uma fazenda às margens da BR-470. O capataz, de 41 anos,  foi ferido com um disparo e rendido e amarrado. Os homens roubaram uma caminhonete Saveiro da fazenda e colocaram nela vários utensílios rurais, entre roçadeiras e pulverizadores.

A Central de Operações da Polícia Militar (COPOM) de Campos Novos foi acionada e enviou a Guarnição da PM de Brunópolis, composta no momento por um único policial. Mesmo sozinho, o homem se deslocou até a fazenda, onde foi recebido a tiros pelos assaltantes. Após o agente revidar, os quatro bandidos abandonaram a caminhonete roubada e também o carro com que invadiram o local, que tinha placas de Joinville. O veículo havia sido deixado em local estratégico para a fuga, mas os homens acabaram fugindo a pé pela mata.

 

Em seguida, outras guarnições da PM de Campos Novos chegou no local e acionou o Corpo de Bombeiros, que encaminhou o capataz ferido ao Hospital de Curitibanos. Uma robusta força-tarefa envolvendo diversas forças de segurança foi acionada para dar início às buscas pelos fugitivos, como os helicópteros da Polícia Civil e da PM de Lages, o canil do 6º BPM de Lages, o Pelotão de Patrulhamento Tático (PPT) de Herval d’Oeste e Caçador, as agências de inteligências de Herval d’Oeste e Curitibanos. No total, foram empregadas nove viaturas da Polícia Militar,  além da Polícia Civil de Campos Novos e a Polícia Cientifica para efetuar a perícia nas cenas do crime.

Os agentes apreenderam o veículo e seis armas de fogo utilizadas no assalto, que foram deixadas para trás e recolhidas para a perícia. Os policiais deram início às buscas na mata, quando por volta das 16h da sexta-feira encontraram um dos procurados, um jovem de 24 anos que confessou estar junto no roubo. Ele teve o joelho lesionado e foi encaminhado ao Hospital pelo Corpo de Bombeiros, e posteriormente preso e conduzido à Delegacia de Polícia Civil.

As operações com cerco e incursões na mata continuaram por toda a noite para localizar os demais fugitivos. No sábado, policiais militares encontraram e prenderam mais dois assaltantes, um deles de 23 anos e outro de 19. O último fugitivo, de 37 anos, foi localizado por volta das 15h45.

 

Foto: PMSC