13 de julho de 2024
TVBV ONLINE
Clima / Tempo

Calor de 40ºC encontra frente fria e provoca temporais neste final de semana

Virada no tempo deve trazer chuvas intensas em grande parte de SC, mas calor predomina

Após dias de predomínio de sol e muito calor em toda Santa Catarina, a semana se despede com uma virada no tempo nos próximos dias. Apesar das mudanças, o calor persiste pelo menos até a próxima segunda-feira (18), com máximas acima dos 30ºC em todas as regiões e próximo dos 37ºC no Extremo Oeste, Litoral Sul e Vale do Itajaí.

O sábado (16) ainda começa com tempo firme, mas entre a tarde e a noite há condições para temporais isolados que se formam do Estremo Oeste ao Litoral Sul do estado, principalmente próximo à divisa com o Rio Grande do Sul. No domingo (17), as instabilidades ganham força devido à aproximação de uma frente fria, e há condições para temporais com chuva intensa, raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo, principalmente entre o Meio-Oeste, Planaltos e Alto e Médio Vale do Itajaí. Confira a previsão para este final de semana.

Sexta-feira

Esta sexta-feira (15) ainda terá o predomínio de sol em grande parte do. Entre a tarde e a noite, a combinação de calor e umidade com a aproximação da frente fria que se desloca pelo RS favorece pancadas de chuva e temporais bem isolados, do Grande Oeste ao Planalto Sul, principalmente nas áreas próximas à divisa.

 

À tarde, as máximas oscilam entre 28 e 30°C no Planalto Sul, marcam entre 32 e 40°C no Litoral Sul, Oeste e no Extremo Oeste e variam entre 30 e 34°C no restante do estado. O risco associado ao forte calor, como insolação e desidratação é moderado. O vento sopra fraco a moderado, de direções variadas no interior do estado e predomina de norte no litoral, com rajadas moderadas pelo interior à tarde. Mar calmo, com ondas de nordeste a leste, e alturas entre 0,5 e 1,0 m em toda a costa de SC.

Sábado

O sábado (16) começa com tempo firme, mas entre meados da tarde e à noite as instabilidades ganham força e podem ocorrer temporais isolados, com raios, rajadas de vento e eventual queda de granizo, em especial nas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul. Há risco moderado para alagamentos, destelhamentos, queda de galhos e árvores e danos na rede elétrica nas áreas em amarelo do mapa, enquanto o risco é baixo nas áreas em verde.

No amanhecer, as temperaturas mínimas variam entre 15 e 20°C entre os planaltos e na Grande Florianópolis Serrana e marcam entre 20 e 28°C nas outras áreas. À tarde, as máximas marcam entre 26 e 30°C nos pontos mais altos de Santa Catarina, e marcam entre 30 e 34°C do Meio-Oeste ao litoral, variando entre 35 e 39°C no Oeste, Extremo Oeste e no Alto Vale do Itajaí. O risco associado ao forte calor, como insolação e desidratação é moderado. O vento sopra com intensidade fraca a moderada de nordeste a noroeste no interior do estado e de norte no litoral, com rajadas de até 60 km/h à tarde pelo estado.

Domingo

O domingo (17) será um dia marcado por tempo instável. Após uma madrugada com condições para chuva, o dia inicia com sol e variação de nuvens em todas as regiões, mas entre o final da manhã e o início da tarde um sistema de baixa pressão, provoca temporais com raios, rajadas de vento, eventual queda de granizo e chuva intensa em curto período de tempo, com destaque para as áreas entre o Meio Oeste, Planaltos e Alto e Médio Vale do Itajaí. O risco é moderado a alto para ocorrências associadas aos temporais.

As temperaturas mínimas marcam entre 16 e 19°C entre os planaltos e variam entre 20 e 25°C nas demais regiões. À tarde, as máximas oscilam entre 28 e 31°C no Planalto Sul e nas áreas de divisa com o RS, e marcam entre 30 e 37°C nas outras áreas, com as maiores temperaturas sendo esperadas para todo o Vale do Itajaí e o Litoral Norte. O risco associado ao forte calor, como insolação e desidratação é baixo a moderado. O vento predomina de nordeste no interior do estado e varia de noroeste a sudoeste no litoral e em áreas próximas, soprando com intensidade fraca.