Regiões podem ter chuva intensa, vendavais e granizo
A última semana de janeiro será marcada por características típicas de verão em Santa Catarina. Dias que começam com tempo estável e predomínio de sol favorecem a elevação das temperaturas e podem terminar com temporais isolados entre as tardes e noites. A partir de quinta-feira (29), no entanto, as tempestades ganham ainda mais força no estado, alerta a Defesa Civil.
Com o aumento da instabilidade, a previsão aponta para risco moderado a alto para vendavais, alagamentos e enxurradas pontuais até durante o fim de semana. Os temporais mais intensos são esperados nas áreas do Planalto Sul, Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Litoral Norte. No Grande Oeste, apesar de mais isolados, os temporais também podem ser intensos.
> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão
Segundo a meteorologista Nicolle Reis, as tempestades devem persistir pelos próximos dias. “Na sexta-feira o tempo continua instável, principalmente nas áreas da metade leste do Estado, mas ainda assim os temporais tendem a ser menos intensos em relação à quinta-feira. E a tendência para o fim de semana é que a instabilidade continue”, explica a profissional da Defesa Civil.
Como fica o tempo até lá
Nesta segunda-feira (26), o tempo permanece firme em todo o estado. No litoral, não se descarta a ocorrência de chuva fraca e isolada devido à umidade que vem do mar. As temperaturas máximas ficam entre 30°C e 34°C no Grande Oeste e entre 25°C e 28°C nas demais regiões.
Entre a terça (27) e a quarta-feira (28), o calor e a umidade favorecem um pouco mais o desenvolvimento de temporais isolados entre as tardes e noites, especialmente entre o Grande Oeste e os planaltos. Essas condições podem vir acompanhados de chuva pontualmente intensa, rajadas de vento e queda ocasional de granizo, com risco baixo para alagamentos e vendavais localizados.
Nesses dias, as temperaturas mínimas ficam entre 10°C e 14°C nas áreas serranas e entre 16°C e 21°C no restante do estado. Já as máximas, durante a tarde, se aproximam dos 37°C no Oeste, enquanto nas demais regiões variam entre 30°C e 35°C.
A instabilidade aumenta na quinta-feira (29), com a formação e o deslocamento de uma área de baixa pressão do interior do continente em direção ao oceano, provocando chuva intensa, raios e rajadas de vento em todas as regiões catarinenses. Na sexta-feira (30), a instabilidade perde intensidade, mas ainda há condições para temporais isolados em áreas dos Planaltos, Vale do Itajaí e Litoral.
No fim de semana, o centro de baixa pressão permanece atuando sobre o oceano, ainda favorecendo pancadas de chuva e temporais bem isolados no leste catarinense. No domingo, o vento de quadrante sul ganha força no litoral, contribuindo para o aumento da agitação marítima.
VÍDEO: PRF acaba com ‘rolezinho’ de motoqueiros na BR-101 e apreende 13 motos
Pilotos circulavam em grandes grupos e realizando manobras arriscadas
Uma abordagem da Polícia Rodoviária Federal (PRF) flagrou 21 motociclistas que faziam rachas e “rolezinhos” na BR-101 em Biguaçu, na Grande Florianópolis. Ao todo, 13 motocicletas foram apreendidas na madrugada do último sábado (24).





