Médio e Baixo Vale do Itajaí e Litoral Norte têm risco alto para alagamentos e enxurradas
Nesta sexta-feira (26), as condições para temporais com chuva intensa em Santa Catarina permanecem. De acordo com a Defesa Civil, o calor aliado à alta disponibilidade de umidade na atmosfera favorece a formação de temporais isolados, acompanhados de raios, rajadas de vento e possibilidade de queda de granizo, especialmente nas regiões do Grande Oeste, áreas de divisa com o Rio Grande do Sul e no Litoral catarinense.
> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão
O órgão estadual alerta para risco alto de ocorrências relacionadas a alagamentos e enxurradas pontuais no Médio e Baixo Vale do Itajaí e no Litoral Norte. Nas demais regiões do estado, o risco é considerado moderado para situações como destelhamentos, danos na rede elétrica e queda de galhos e árvores.
Diante do cenário, a Defesa Civil orienta a população a redobrar a atenção durante os temporais, buscando abrigo em locais seguros e afastados de janelas e objetos que possam ser arremessados pela força do vento. Em casos de ventos fortes, a recomendação é evitar transitar ou permanecer próximo a árvores, placas, muros e postes de energia elétrica.
As temperaturas na manhã desta sexta devem permanecer próximas dos 20°C em todas as regiões. Ao longo do dia, os termômetros sobem rapidamente, com máximas acima dos 30°C em todo o estado. O risco para ocorrências associadas ao calor intenso é classificado como moderado a alto, principalmente no Litoral, Planalto Norte e Vale do Itajaí, onde as temperaturas podem se aproximar dos 35°C.
Confira a previsão para os próximos dias
No sábado (27), o tempo firme predomina durante a manhã em Santa Catarina, com sol entre poucas nuvens e forte sensação de calor e abafamento, principalmente nas regiões do Norte do estado, onde as temperaturas podem ultrapassar os 35°C em alguns pontos. A partir da tarde, no entanto, a combinação do calor, da umidade e da formação de uma nova frente fria no Rio Grande do Sul favorece a ocorrência de temporais isolados, com raios, rajadas de vento e chuva pontualmente intensa. O risco é baixo a moderado para alagamentos, danos na rede elétrica, queda de galhos e árvores e destelhamentos, com tendência de melhora ao longo da noite.
Já no domingo (28), apesar do avanço da frente fria para o alto-mar, a atuação de um sistema de baixa pressão no interior do continente mantém o tempo instável em Santa Catarina. Entre a tarde e a noite, há condição para novos temporais isolados em diversas regiões do estado. A mudança na direção do vento, que passa de norte/nordeste para sul/sudeste, impede uma elevação mais acentuada das temperaturas, embora a sensação de calor ainda persista, especialmente no Vale do Itajaí, Litoral Norte e Planalto Norte.
Na segunda-feira (29), o tempo segue instável em todo o estado, com possibilidade de pancadas de chuva e temporais a qualquer momento do dia, em razão da combinação entre calor, umidade e circulação marítima.
*Com revisão de Bernardo Ebert
VÍDEO: Carro derrapa na curva e atinge quatro pessoas no acostamento em Biguaçu
Uma das vítimas relatou os momentos desesperadores que viveu na tarde desta véspera de Natal
Um acidente de carro chocante foi capturado por câmeras de videomonitoramento (veja abaixo) instaladas na BR-101, em Biguaçu, durante a tarde desta véspera de Natal (24). O acidente aconteceu por volta das 17h40, quando um condutor perdeu o controle do veículo em uma curva ao derrapar em uma poça de água e atingiu quatro pessoas – dos policiais rodoviários federais e dois civis – que estavam no acostamento por conta de um incidente ocorrido anteriormente. Todos ficaram feridos, mas sem gravidade.





