19 de junho de 2024
TVBV ONLINE
Clima / Tempo

Calor incomum antecede frente fria e chuva em Santa Catarina

Imagem: The Weather Channel/Reprodução

Marcas próximas a 30ºC terão virada para próximas ou abaixo de 0°C no fim de semana

As temperaturas nesta quarta-feira (22) podem chegar a marcas bem acima do comum para esta época do ano, em especial no Oeste de Santa Catarina e metade Norte do Rio Grande do Sul. O alerta foi feito pelo laboratório de meteorologia MetSul. As máximas devem ficar próximas ou acima dos 30ºC em algumas regiões.

Já na quinta-feira (23), temperaturas muito altas são esperada na maioria das regiões do estado, com forte calor em pontos do Sul e do Leste catarinense, assim como na maioria das cidades do Paraná.

 

Este aquecimento é efeito de uma corrente de jato em baixos níveis da atmosfera que se intensifica antes do avanço de uma frente fria, e provocará vento Norte moderado a forte entre hoje e amanhã no Oeste catarinense.

Imagem: MetSul
> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBVonline em primeira mão

Alerta para temporais e chuva intensa

A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu nesta quarta uma Observação Meteorológica para o risco de temporais isolados com chuva intensa entre esta quinta e sexta-feira (24). As condições são efeito do avanço da frente fria sobre o estado, que deve derrubar as temperaturas na próxima semana.

É esperado chuva pontualmente intensa, raios, vendaval e eventual queda de granizo todas as regiões catarinenses. O risco é moderado para ocorrências como alagamentos, destelhamentos, danos na rede elétrica e queda de galhos e árvores em todo o Grande Oeste, Planalto Sul, Alto Vale, Litoral Sul e em áreas do Planalto Norte e Grande Florianópolis. Já em áreas do Litoral Norte, Médio e Baixo Vale, Planalto Norte e Grande Florianópolis o risco é baixo.

Imagem: Defesa Civil

Os temporais avançam pelas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul a partir da tarde da quinta-feira e se espalham para as demais regiões ao longo da noite de quinta e madrugada da sexta. As instabilidades mais intensas são esperadas na metade sul do estado, principalmente nas áreas de divisa com o estado gaúcho.

Final de semana gelado

Com a passagem da chuva até o final da tarde de sexta, o sistema dá espaço para uma massa de ar polar, que derruba as temperaturas e traz tempo firme para Santa Catarina. No sábado (25), o ar polar se intensifica ainda mais, favorecendo a ocorrência de geada em diferentes regiões e marcas próximas ou abaixo de 0°C entre os planaltos e Meio-Oeste. O sol predomina entre poucas nuvens na maior parte das regiões.

No domingo (26), estas condições permanecem na maior parte do estado, entretanto, a partir da tarde ocorre a intensificação da circulação marítima. Entre os planaltos e regiões litorâneas a nebulosidade deve aumentar, com condições para chuva persistente até o amanhecer de segunda-feira (27).