12 de julho de 2024
TVBV ONLINE
Cotidiano

‘Câmara em Ação’ oferece mais de mil oportunidades de emprego em São José

Atividade da Câmara Municipal busca inclusão com a comunidade em dia de serviços voltados à cidadania e cultura

O cidadão de São José terá nesta semana a oportunidade única de encerrar o ano com carteira assinada, título de eleitor em mãos e ainda ter contato direito com a cultura artesã josefense. Isso porque a Câmara Municipal, através da Escola do Legislativo Professora Eufrásia Margarida da Silva, realiza nesta quinta-feira (7) o primeiro Câmara em Ação, um dia repleto de atividades voltadas às necessidades e interesses da comunidade.

Ao longo do dia, a população que está em busca de trabalho poderá participar do Feirão de Empregos do Sine (Sistema Nacional do Emprego), além de receber orientações para a montagem de currículo e cursos e palestras oferecidos pelo Serviço Social do Transporte e o Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SEST-SENAT).

O Presidente da Câmara Municipal de São José, vereador Matson Cé, explica que a iniciativa parte do objetivo de construir um Poder Legislativo mais inclusivo e próximo da comunidade, de forma que a população entenda na prática o seu papel. “Temos muitas demandas de pessoas que precisam de emprego, então catalogamos isso para entender o que seria a prioridade no momento. Por isso, criamos esse feirão onde vamos receber o Sine, que catalogou mais de mil vagas, para que a gente receba a população e posteriormente seja encaminhada para a entrevista de emprego, e consiga uma oportunidade neste final de ano”, explicou Cé.

 

O evento, totalmente gratuito e aberto à comunidade, contará com um mutirão do Tribunal Regional Eleitoral para a emissão de títulos de eleitor e regularização da situação com a Justiça Eleitoral. O Conselho do Artesanato e da Economia Solidária também participa da ação com venda de peças, onde o público poderá encontrar o que há de melhor dos artesãos e oleiros da região, assim como emitir ou renovar a Carteira Nacional do Artesão.

Segundo Cé, a Feira de Artesanato entra na programação como forma de levar a tradição do município para perto do público. “São José é uma cidade dinâmica, possui muita diversidade em vários segmentos. Percebemos que o artesanato é muito forte e as pessoas têm muita curiosidade em conhecer e participar. Nosso objetivo é que essa cultura não acabe, então para isso você tem que motivar o cidadão a conhecer a profissão do artesão, do oleiro para que possamos fortalecer e fomentar ainda mais”.

A primeira edição do Câmara em Ação acontece ao longo desta quinta-feira, das 9h às 17h, em frente à Câmara Municipal no Centro Histórico de São José. O evento é uma iniciativa pioneira, e já chama a atenção da esfera estadual catarinense.

“Esperamos que a população compreenda que o Vereador tem uma função importante na vida do cidadão, ao mesmo tempo que ela participa, dá sugestões e entra na economia, favorecendo a cidade por meio de seu trabalho. E com certeza a população pode esperar que, a partir desta iniciativa, faremos outras ações que ofereçam oportunidades”, finaliza o Presidente.

 

Foto: Câmara Municipal de São José