22 de dezembro de 2025
TVBV ONLINE
Segurança

Câmeras são instaladas na Ilha do Campeche para coibir desembarque ilegal

Foto: Allan Carvalho/PMF
Ação faz parte da Operação Ilha Legal

A Ilha do Campeche agora conta com câmeras de segurança para coibir o desembarque ilegal de passageiros. Os equipamentos foram instalados nesta segunda-feira (22) em diferentes pontos da ilha e, somadas às equipes de fiscalização, vão identificar e punir infratores que forem pegos transportando turistas de forma irregular.

> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão

As instalações fazem parte da Operação Ilha Legal, deflagrada no início de dezembro com o intuito de prevenir o desembarque clandestino de passageiros. Na primeira etapa desta operação, algumas embarcações foram investigadas por, mesmo suspensas, estarem levando turistas desde a Barra da Lagoa até a Ilha do Campeche. Agora, nesta segunda-feira, equipes estiveram novamente no local para instalar os equipamentos de segurança.

A Fundação Municipal do Meio Ambiente (Floram) e a Guarda Municipal de Florianópolis (GMF), responsáveis pela ação, reforçam que as câmeras não irão substituir os agentes, mas atuarão de forma conjunta, com presença constante para verificar vouchers, conferência de lista de passageiros e regularidade de embarcações. Além disso, com a presença dos novos equipamentos, será possível lavrar autos de Infração Ambiental de maneira remota, sem a presença de fiscais no local.

Operação Ilha Legal

Essa é uma operação integrada entre Fundação Municipal do Meio Ambiente (Floram), Guarda Municipal, Procon, Polícia Civil e Polícia Militar. O objetivo é prevenir a prática de transporte irregular de passageiros para a Universidade de Conservação Ambiental, que configura crime ambiental.

No dia 19 de dezembro, diversas embarcações foram vistoriadas, com os vouchers de acesso à ilha e lista de passageiros conferidas. Não foram constatadas irregularidades, segundo a prefeitura de Florianópolis.

           

             

Segundo clube mais antigo do estado completa 107 anos nesta segunda-feira

Hercílio Luz Futebol Clube é bicampeão estadual e foi o primeiro catarinense a participar da Taça Brasil

Um dos clubes de futebol mais tradicionais de Santa Catarina celebra mais um aniversário nesta segunda-feira (22). O  Hercílio Luz Futebol Clube, nomeado assim em homenagem ao ex-governador do estado, completa 107 anos de existência, sendo o segundo time em atividade mais velho do estado, atrás apenas do Clube Atlético Carlos Renaux, de Brusque, que tem 112.

Continue lendo