Doença é uma das únicas sem tratamento medicamentoso gratuito
A Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (Sbem) lançou esta semana campanha nacional pela inclusão no Sistema Único de Saúde (SUS) de fármacos que combatem a obesidade.
> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão
Em nota, a Sbem informou que a proposta é mobilizar a sociedade, sensibilizar autoridades e pressionar por políticas públicas que garantam acesso a tratamento adequado, sobretudo medicamentoso, na rede pública.
O comunicado cita que a obesidade, embora reconhecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como doença crônica multifatorial, permanece como uma das únicas sem tratamento medicamentoso incorporado ao SUS.
Números
Dados do Atlas Mundial da Obesidade 2025, da Federação Mundial da Obesidade (WOF, na sigla em inglês), indicam que 31% dos adultos brasileiros têm obesidade, enquanto 68% têm sobrepeso – o que significa que quase sete em cada 10 vivem com excesso de peso.
As projeções indicam que, se nada for feito, até 2044 quase metade da população adulta brasileira (48%) estará obesa.
O que diz o Ministério da Saúde
A Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec) analisou um pedido de incorporação da liraglutida e a semaglutida, medicamentos presentes em canetas emagrecedoras, no Sistema Único de Saúde (SUS). O pedido foi feito pela Novo Nordisk, farmacêutica fabricante do Wegovy.
A recomendação da Conitec ao Ministério da Saúde foi por rejeitar o fornecimento dos medicamentos. Em nota, o Ministério informou que as decisões “consideram as melhores evidências científicas disponíveis, abrangendo eficácia, segurança e análises de custo-efetividade”. Segundo a pasta, fornecer esses dois medicamentos gratuitamente à população causaria um impacto estimado em R$ 8 bilhões por ano aos cofres públicos.
Noivo de Taylor Swift, Kelce treina em SP e brinca: “Ganhei mais um anel”
O jogador comenta que, desde que começou a namorar a cantora, tem sido mais vigiado, mas sua vida tem sido mais divertida
Travis Kelce, jogador do Kansas City Chiefs, treinou em São Paulo nesta quinta (4), por causa do jogo de futebol americano contra o Los Angeles Chargers, nesta sexta (5), na Arena Corinthians. Depois da atividade, ele falou com a imprensa e brincou sobre o noivado recente com a cantora pop Taylor Swift.