16 de outubro de 2025
TVBV ONLINE
Cláudio Prisco

Candidatos à reeleição têm vantagem sobre os outros por causa da descompatibilização

Imagem: TVBV/Reprodução
Assista ao Comentário do Prisco desta quinta-feira (16)

Como já comentado aqui na coluna na semana passada, as reeleições no país precisam acabar. Um dos motivos disso é que os eleitos assumem o cargo já pensando na reeleição e em como vai angariar recursos para a candidatura. Por isso, esquecem do principal, que é o mandato propositivo, fazendo o melhor para a população.

> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão

Nesta quinta, o comentário traz mais um motivo que reitera a necessidade do fim da reeleição. Em uma eleição para presidente, por exemplo, governadores, deputados, senadores e servidores em outros cargos públicos interessados na disputa devem sair dos respectivos cargos seis meses antes das eleições. No entanto, o presidente em exercício pode continuar com o mandato, mesmo sendo candidato, o que dá uma vantagem ao que tenta se reeleger. Em Santa Catarina, quem tem essa vantagem é Jorginho Mello sobre João Rodrigues e outros candidatos.

Essa descompatibilização para as eleições de 2026 deve ser realizada até o dia 4 de abril, exatos seis meses antes do primeiro turno. O comentário desta quinta é sobre isso e sobre o calendário político do próximo ano.

Confira

           

             

Fazenda encontra 850 irregularidades em máquinas de cartão em comércios catarinenses

Prática ilegal mais encontrada foi o uso de aparelhos em nome de terceiros, para tentar burlar o pagamento de ICMS

O setor varejista de Santa Catarina foi algo de uma grande operação nas duas últimas semanas. Com o objetivo de combater irregularidades nos comércios, agentes da Secretaria de Estado da Fazenda estiveram em 1268 estabelecimentos comerciantes. Destes, 660, mais da metade, estavam irregulares. Ao todo, 850 infrações foram identificadas, resultando na autuação dos proprietários.

Continue lendo