Foto: Prefeitura de Chapecó
‘Cyber dog’ conta com câmera e consegue acessar áreas de difícil acesso
A Guarda Municipal de Chapecó (GMC), no Oeste de Santa Catarina, realizou uma aquisição, a princípio, curiosa: um cão robô. O equipamento, entregue pela Prefeitura última terça-feira (3), integra um reforço no aparato da força de segurança.
Com investimento de R$ 42 mil, o Cyber Dog conta com uma câmera e é a maior novidade entre as aquisições. De acordo com a Prefeitura do município, a moderna tecnologia terá finalidades específicas: o robô pode acessar áreas de risco ou de difícil acesso, como galerias, escombros e área de mata, e serás capaz de enviar imagens dos locais para averiguação da Guarda Municipal.
Além do cão robô, a GMC recebeu ainda dois veículos Fiat Pulse e também 15 armas de choque Spark, que emitem pulsos elétricos, incapacitando o agressor em ocorrências. Esta opção evita o uso de outros tipos de armas em determinadas situações.
Segundo o comandante da Guarda Municipal, Luiz Antônio Stobe, os veículos e também parte dessas armas vão reforçar principalmente as atividades de Patrulha Escolar. Os equipamentos foram todos adquiridos com recursos da Prefeitura, com custo total de R$ 375 mil.
O diretor de Segurança Pública de Chapecó, Roger de Lima, destacou que os novos equipamentos e o uso das tecnologias vão qualificar os trabalhos da Guarda Municipal, em benefício da segurança pública.
> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão
Segundo ele, a GMC conta, junto dos agentes de trânsito, com um efetivo de108 pessoas.