23 de julho de 2024
TVBV ONLINE
Paulo Chagas

Julgamento do senador Jorge Seif novamente agendado no TSE

Senador Jorge Seif (PL-SC) na mira do STE – Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

Está novamente agendado o julgamento do senador catarinense Jorge Seif (PL/SC), junto ao Tribunal Superior Eleitoral (STE), por abuso econômico no pleito de 2022. Será na próxima terça-feira (30, a partir das 19h. Um resultado supostamente previsível a julgar pelos procedimentos decididos até então, envolvendo conservadores. No entanto, a história, desta vez, poderá ser diferente, caso a corte mantenha a decisão já tomada pelo TRE/SC, que o absolveu por unanimidade.

A viagem de ministros à Inglaterra, incluindo, Alexandre de Moraes, e várias outras autoridades brasileiras, teria sido o motivo para que o julgamento não tivesse sido agendado mais cedo. Os ministros foram participar do Fórum Jurídico Brasil de Ideias, realizado em Londres (Reino Unido). Em Santa Catarina, como se sabe, o resultado final está sendo muito aguardado, mais pelo PSD, um dos partidos que ingressou com a ação de abuso econômico contra Seif.

O ex-governador Raimundo Colombo (PSD) vive a expectativa de uma decisão nesse sentido. Em caso de cassação, pretende ocupar a vaga. Ele foi o segundo colocado no pleito de 2022, e julga-se prejudicado pelo poderio econômico utilizado pelo agora senador.