TVBV ONLINE Notícias Paulo Chagas Julgamento do senador Jorge Seif novamente agendado no TSE
Paulo Chagas

Julgamento do senador Jorge Seif novamente agendado no TSE

Plenário do Senado Federal durante sessão deliberativa ordinária. Na ordem do dia, segunda sessão de discussão, em primeiro turno, da PEC 10/2023, que altera a Constituição Federal para instituir a parcela mensal de valorização por tempo de exercício dos magistrados e membros do Ministério Público. Bancada: senador Jorge Seif (PL-SC). Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

Senador Jorge Seif (PL-SC) na mira do STE – Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

Está novamente agendado o julgamento do senador catarinense Jorge Seif (PL/SC), junto ao Tribunal Superior Eleitoral (STE), por abuso econômico no pleito de 2022. Será na próxima terça-feira (30, a partir das 19h. Um resultado supostamente previsível a julgar pelos procedimentos decididos até então, envolvendo conservadores. No entanto, a história, desta vez, poderá ser diferente, caso a corte mantenha a decisão já tomada pelo TRE/SC, que o absolveu por unanimidade.

A viagem de ministros à Inglaterra, incluindo, Alexandre de Moraes, e várias outras autoridades brasileiras, teria sido o motivo para que o julgamento não tivesse sido agendado mais cedo. Os ministros foram participar do Fórum Jurídico Brasil de Ideias, realizado em Londres (Reino Unido). Em Santa Catarina, como se sabe, o resultado final está sendo muito aguardado, mais pelo PSD, um dos partidos que ingressou com a ação de abuso econômico contra Seif.

O ex-governador Raimundo Colombo (PSD) vive a expectativa de uma decisão nesse sentido. Em caso de cassação, pretende ocupar a vaga. Ele foi o segundo colocado no pleito de 2022, e julga-se prejudicado pelo poderio econômico utilizado pelo agora senador.

Sair da versão mobile