Equipes da Casan retiraram 100 m³ de material contaminado durante operação de limpeza
A captação de água no Lajeado São José, em Chapecó, voltou à normalidade na tarde desta quinta-feira de Natal (25) após paralisação do serviço por conta de uma contaminação na estrutura. A interrupção aconteceu por volta da 0h de quarta (24) e durou por um período de quase dois dias, enquanto equipes trabalhavam para possibilitar a retomada. A volta do serviço foi anunciada pela Companhia Catarinense de Água e Saneamento.
> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão
A retomada da captação de água no Lajeado São José, uma das principais fontes do município, acontece de forma gradual, como medida de segurança, considerando os impactos causados pela contaminação por óleo. Agora, as equipes trabalham para normalizar totalmente o sistema.
Trabalhos de limpeza
Os trabalhos de limpeza começaram nas primeiras horas desta quarta-feira, visando promover a segurança dos munícipes após a Casan identificar uma contaminação por óleo no lajeado. Por conta disso, o abastecimento do local foi prejudicado e funcionou em sistema de rodízio. Ao longo desses quase dois dias de trabalhos, as equipes removeram aproximadamente 100 m³ de material contaminado e 30 mil litros de óleo/água, por meio de caminhões hidrovácuo.
As ações foram gerenciadas pelos técnicos da CASAN, envolvendo diretamente 25 colaboradores da Companhia e 15 profissionais da CETRIC (empresa terceirizada), além do uso de caminhões vácuo, escavadeira hidráulica, embarcação, jet-ski, caminhão poliguindaste e caminhão roll-on. E esses trabalhos continuam.
A operação contou ainda com o apoio de diferentes órgãos do poder público, entre eles o Instituto do Meio Ambiente (IMA), a Polícia Militar Ambiental, a Defesa Civil e a Prefeitura de Chapecó.
VÍDEO: Carro derrapa na curva e atinge quatro pessoas no acostamento em Biguaçu
Uma das vítimas relatou os momentos desesperadores que viveu na tarde desta véspera de Natal
Um acidente de carro chocante foi capturado por câmeras de videomonitoramento (veja abaixo) instaladas na BR-101, em Biguaçu, durante a tarde desta véspera de Natal (24). O acidente aconteceu por volta das 17h40, quando um condutor perdeu o controle do veículo em uma curva ao derrapar em uma poça de água e atingiu quatro pessoas – dos policiais rodoviários federais e dois civis – que estavam no acostamento por conta de um incidente ocorrido anteriormente. Todos ficaram feridos, mas sem gravidade.





