Condutor do caminhão revelou que seria pago para levar mercadoria até Itajaí
Uma ação da Polícia Rodoviária Federal (PRF) realizada na noite desta quinta (6) foi responsável pela apreensão de uma grande quantidade de camarões argentinos, cuja importação é proibida no Brasil. Segundo relatório da PRF, um caminhão foi flagrado transportando cinco toneladas da carga. O condutor do veículo e dois ocupantes de um outro, que funcionava como batedor, foram presos. A operação aconteceu na BR-282, altura de Pinhalzinho, no Oeste do estado.
> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão
A ação começou quando os oficiais desconfiaram do comportamento de dois ocupantes de um veículo, de 57 e 42 anos, que trafegava pela rodovia. O condutor recebeu ordem de parada das autoridades, que revistaram o interior e encontraram cinco celulares contendo mensagens trocadas com o motorista do caminhão que levava o produto ilegal. Ao analisarem a conversa, com autorização dos ocupantes, os policiais descobriram que o carro funcionava como um batedor, com o intuito de evitar a fiscalização.
Enquanto isso, uma outra equipe da PRF, que estava nas proximidades, foi avisada e rapidamente encontrou o veículo de carga, onde foram encontradas as cinco toneladas de camarão de origem argentina. Em depoimento aos policiais, o condutor do caminhão, um homem de 58 anos, revelou que havia pego a carga em Dionísio Cerqueira, na região de fronteira com a Argentina, e receberia um pagamento para levá-la até Itajaí, no Litoral Norte – trajeto de cerca de 670 km.
A carga de camarões argentinos, conforme a legislação ambiental vigente, é proibida no país por causar riscos sanitários. Além disso, o baú onde a carga era transportava não possuía um sistema de refrigeração adequado, situação de maior risco para os consumidores em potencial.
Diante dos fatos, os três envolvidos foram presos em flagrante e encaminhados para a Polícia Federal (PF). Eles devem responder pelos crimes de contrabando e associação criminosa. A legislação brasileira prevê pena de dois a cinco anos de prisão para o contrabando, que é a importação de mercadoria proibida. O caminhão, o automóvel utilizado como batedor e todo o carregamento de camarão foram apreendidos e encaminhados à Receita Federal.
Incêndio destrói telhado e móveis de estabelecimento em Florianópolis
Chamas atingiram uma serralheria e não se alastraram para outras edificações próximas
Um incêndio de grandes proporções atingiu uma serralheria localizada no bairro Rio Tavares, entre o Leste e o Sul da Ilha, na manhã desta sexta-feira. As chamas consumiram o telhado e todos os móveis do estabelecimento. No segundo andar, havia um dormitório, onde tudo foi destruído também. A estrutura, feita de concreto, resistiu à ocorrência.





