6 de setembro de 2025
TVBV ONLINE
Policial

Casal é denunciado em caso de bebê que foi parar na UTI em Caçador

Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Criança de 2 meses e irmã de um ano foram encaminhadas para acolhimento institucional; pai segue preso preventivamente

O Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) informou nesta sexta-feira (5) que denunciou um casal de Caçador, no Oeste de Santa Catarina, suspeito de maus-tratos contra as duas filhas pequenas. A mais nova, de apenas dois meses de idade, foi internada no último dia 20 de agosto em estado grave, com suspeita de traumatismo craniano e hematomas. O pai está preso preventivamente, enquanto a mãe responde em liberdade.

A bebê deu entrada no Hospital Maicé com diversas lesões, inclusive com fratura e sangramento no crânio e quadro de convulsões. A criança estava debilitada, com baixo peso e sinais de descuido com a higiene. Diante do estado grave, ela foi transferida para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Hospital Universitário Santa Terezinha, em Joaçaba. A bebê teve alta hospitalar na última terça-feira (2) e foi encaminhada para acolhimento institucional.

> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão

A Polícia Civil (PCSC) investigou o caso e o Conselho Tutelar de Caçador foi acionado para acompanhar a situação e decidiu encaminhar também a irmã da bebê, de pouco mais de um ano de idade, à rede de proteção. Ela também estava machucada e precisou de atendimento médico.

O órgão verificou as condições da residência da família, onde foi constatado ambiente insalubre, com fortes indícios de negligência. Segundo a PCSC, o homem preso é padrasto da irmã mais velha. Ele deve responder pelos crimes de maus-tratos contra menores de 14 anos, lesão corporal contra as filhas e por agredir a companheira com socos no dia anterior aos fatos.

A mãe também foi denunciada pelo crime de maus-tratos contra menores de 14 anos, pois segundo o MPSC, estaria privando as próprias filhas de cuidados indispensáveis para um desenvolvimento saudável, como a higiene e a segurança. Ela responde em liberdade.

O Poder Judiciário já recebeu a denúncia, que foi assinada pelo Promotor de Justiça substituto Diego Bertoldi. “É revoltante constatar que justamente as pessoas que deveriam proteger as filhas as ignoravam. Elas precisam ser punidas por esses crimes”, diz o membro do MPSC. O processo tramita em sigilo.

           

             

Canil clandestino mantinha 21 animais em maus-tratos para reprodução e venda

Estrutura era mantida há 30 anos e filhotes eram vendidos por até R$ 5 mil

Um homem foi preso em flagrante por manter um canil clandestino com 21 animais em condições de maus-tratos em Blumenau, no Vale do Itajaí. Ele também utilizava as fêmeas para exploração reprodutiva e venda dos filhotes. A prisão ocorreu nesta quinta-feira (4) durante uma operação entre a Polícia Civil (PCSC) e a Secretaria de Meio Ambiente e Centro de Prevenção e Recuperação de Animais Domésticos (CEPREAD) de Blumenau.

Continue lendo