Tiago Splitter, natural de Joinville, assume o Portland Trail Blazzers durante afastamento por tempo indeterminado de head coach principal
O joinvilense Tiago Splitter proporcionou mais um feito histórico na NBA nesta quinta-feira (22). Segundo informações da ESPN dos Estados Unidos, o catarinense foi o escolhido pelo Portland Trail Blazzers para assumir o cargo de treinador da equipe de forma interina. Desta forma, ele se tornou o primeiro brasileiro a assumir o cargo de head coach na maior liga de basquete do mundo. Ele já tinha o nome escrito na história da NBA ao ser o primeiro brasileiro a ser campeão, quando conquistou o troféu pelo San Antonio Spurs, em 2014.
> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão
A notícia foi divulgada logo após o treinador principal do time, Chauncey Billups, ser afastado por tempo indeterminado por envolvimento em esquemas de apostas esportivas. Além dele, o atleta Terry Rozier, também foi afastado e preso pelo FBI. Com isso, Splitter, que era auxiliar técnico, foi o escolhido para assumir o comando da equipe do estado de Oregon.
A frente da equipe, ele terá um duro trabalho. Na temporada passada, o time teve uma campanha ruim na conferência Oeste, com 36 vitórias e 46 derrotas. Nesta quarta (22), na estreia da temporada, fez um jogo parelho contra o Minessota Timberwolves, mas saiu derrotado por 118 a 114.
Tiago Splitter na NBA
Nascido em Joinville, mas criado em Blumenau, Tiago Splitter foi um dos brasileiros com carreira mais longeva na NBA. O pivô de 2,11 metros de altura atuou na liga por sete anos e conquistou o título de 2014 com o San Antonio Spurs, com um time que é reconhecido como um dos melhores times da história. Ao longo da carreira como jogador, ele também defendeu o Atlanta Hawks e o Philadelphia 76ers, mas sem grande destaque.
Na parte técnica, ele começou a atuar em 2019, quando foi chamado para integrar a comissão do Brooklyn Nets, onde permaneceu até 2023. Depois foi para o Houston Rockets, Paris Basketball (treinador principal), onde foi campeão, e, agora, está no Portland Trail Blazzers, onde terá a primeira experiência como head coach na NBA.
Maus-tratos e cárcere privado: clínica de reabilitação clandestina é interditada
Segundo MP, 30 pessoas eram mantidas contra a própria vontade e recebiam tratamento desumano; três suspeitos foram presos
Uma clínica de reabilitação clandestina localizada no município de Itapoá, no Litoral Norte do estado, foi interditada permanentemente nesta quarta-feira (22) após diversas situações em flagrante de maus-tratos, classificadas como desumanas pelas autoridades. A ação foi feita por equipes do Ministério Público de Santa Catarina durante o cumprimento da Operação Liberdade, que apurou denúncias de conduta criminosa contra internados na unidade.