13 de julho de 2024
TVBV ONLINE
Ocorrência

Cavalo Caramelo: apresentadora de programa veiculado na TVBV auxilia no resgate

Por: Juliana Bartholomey | Foto: CRBM/RS

O animal gerou comoção após as imagens aéreas do cavalo ilhado repercutirem nas redes sociais

Nas últimas semanas, as enchentes que assolaram o Rio Grande do Sul têm mobilizado esforços de resgate não apenas para pessoas, mas também para os animais afetados pela situação. Na manhã desta quinta-feira (9), o cavalo que estava ilhado em cima de um telhado na cidade de Canoas, foi resgatado. As imagens aéreas do equino, apelidado de “Caramelo” nas redes sociais, viralizaram, chamando a atenção para a situação desesperadora do animal.

O resgate mobilizou uma força-tarefa que foi coordenado pelo Corpo de Bombeiros, com o apoio do Exército, e contou ainda com o apoio da apresentadora do “Programa Cavalos”, Valéria Maciel, cujo programa veicula na TVBV aos domingos. A especialista em cavalos auxiliou na comunicação entre os grupos envolvidos no resgate, facilitando as operações para conseguir os equipamentos necessários para garantir a segurança do animal.

 

“Assim que começou a circular as imagens aéreas do cavalo no telhado, começou toda uma movimentação para o resgate dele. E assim que se conseguiu o equipamento, a equipe partiu por volta das 6h da manhã para salva-lo. Foi uma verdadeira força-tarefa, né?! Veterinários, bombeiros, equipe especializada em resgate, voluntários, todo mundo querendo fazer o seu melhor” afirma a especialista em cavalos.

Após ser sedado, deitado e colocado em um bote, “Caramelo” foi transportado para o hospital veterinário de Canoas, onde recebeu os cuidados necessários. O resgate do cavalo é apenas um entre os mais de 9 mil animais que já foram resgatados no estado, segundo a última atualização do Governo do Rio Grande do Sul.

> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBVonline em primeira mão

O Grupo de Resposta a Animais em Desastres (GRAD) tem desempenhado um papel fundamental nesses resgates. Além de cavalos, como o caso de “Caramelo”, cachorros, gatos, galinhas e porcos também foram resgatados.

Atualmente, encontra-se em bom estado de saúde, recebendo os cuidados essenciais para a recuperação. Em reconhecimento à sua bravura, os socorristas decidiram batizá-lo de “Valente”. De acordo com Valéria, o cavalo já encontrou um lar na própria equipe de resgate e em breve será transferido para São Paulo.

Confira o momento do resgate: