Diretor institucional aborda pautas da associação ao SC Acontece da TVBV e ao TVBV Online
A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Florianópolis celebrou 65 anos na última segunda-feira (28). Ela foi a primeira associação a surgir em defesa dos interesses dos empresários em Santa Catarina e a sexta no Brasil, impulsionando a abertura de CDLs em diferentes cidades catarinenses. Na Capital, são mais de 3 mil empresas associadas, entre comércio, profissionais liberais, prestadores de serviço e microempreendedores individuais.
Com foco no desenvolvimento econômico e urbano de Florianópolis, a CDL celebra esta marca tendo como principal bandeira a revitalização do Centro Histórico da Capital. Segundo o ex-presidente e atual diretor institucional da associação, Júlio Cesar Geremias, a ação iniciou com a recuperação do movimento e da segurança da região do Centro Leste.
> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão
“Conseguimos evoluir bastante ali nas ruas João Pinto e Tiradentes, que a Prefeitura reformou todo o pavimento e todo o equipamento. E a gente entra com uma ação de despichação”, explica o diretor ao TVBV Online. “Apesar do comércio ter perdido muita força na região, porque o Terminal Cidade de Florianópolis mudou-se para o Ticen, então as pessoas não passam tanto por ali, mas ali ganhou uma nova vocação, que é a de bares e restaurantes”, complementa.
Agora, segundo Júlio, o foco é expandir as ações para que alcancem todo o Centro Histórico, para além da Praça XV de Novembro. “Existe um núcleo da CDL de proprietários de imóveis do centro da cidade, junto com o mercado imobiliário, que está fazendo algumas ações de segurança, como a instalação de 24 câmeras de vídeo com inteligência artificial para apoiar a Guarda Municipal para manter a ordem”.
Além da segurança, a CDL investe na limpeza da região, para garantir um ambiente mais agradável e atrair novos negócios e consumidores. “Ali tem um problema sério de coleta de lixo, porque a Comcap faz a coleta em horários específicos, normalmente no final do dia. E aqueles restaurantes que só abrem ao meio-dia? Terminou o expediente duas, três horas da tarde, largavam todo o lixo ali e ficava até as 19h”. A solução, segundo o diretor, foi uma parceria entre os nucleados da CDL para contratar um pequeno veículo elétrico com uma caçamba para recolher o lixo orgânico no período da tarde.
Júlio Geremias destaca que estas são apenas algumas das pautas trabalhadas pela CDL Florianópolis, que atua sobre dois pilares. “Um deles é o da representatividade. Nós atuamos para defender os interesses dos empresários que geram oportunidade de renda junto ao poder público. Outro pilar é o de apoio ao empreendedor através de informações de crédito com o SPC, capacitação dos funcionários, dos empresários e através de eventos que movimentam e trocam ideias entre os empresários”, conclui.
Veja mais na entrevista ao SC Acontece
Homem é indiciado por atropelar e matar cachorro propositalmente
É a segunda vez que o investigado pratica crime similar, afirma PCSC
Um homem de 67 anos foi indiciado pelo crime de maus-tratos contra animais por atropelar e matar um cachorro em Blumenau, no Vale do Itajaí. O inquérito da Polícia Civil (PCSC) foi encerrado nesta terça-feira (30) e concluiu que o indiciado agiu com a intenção de matar o animal, e não foi a primeira vez.