21 de junho de 2024
TVBV ONLINE
Cultura

Ceart Aberto: evento celebra a cultura japonesa em Florianópolis

Foto: Laís Moiser/ Ceart Aberto

Oficinas, feiras, cosplay e muito mais

No próximo sábado (15), Florianópolis receberá a segunda edição deste ano do Ceart Aberto, um evento para promover o acesso da comunidade à cultura e ao lazer. Sob o tema “Imin Matsuri”, em homenagem ao Festival da Imigração Japonesa no Brasil, a iniciativa visa celebrar e compartilhar aspectos marcantes da cultura japonesa.

Com uma tradição já estabelecida de trazer o tema japonês em anos anteriores, esta quinta edição especial promete uma programação diversificada repleta de atividades para todos os gostos. Entre as atrações, estão oficinas de artesanato, apresentações artísticas, feiras temáticas e uma variedade de opções gastronômicas.

Os participantes terão a oportunidade de mergulhar na cultura japonesa através de oficinas como a de Shamisen, um instrumento musical tradicional, além de explorar técnicas de pintura e bordado típicas do Japão. Haverá também atividades voltadas para crianças, como brincadeiras com brinquedos japoneses, e palestras sobre diversos aspectos da cultura nipônica.

Os visitantes também terão a chance de experimentar o Yukata, uma vestimenta tradicional japonesa. Todas as atividades serão gratuitas e voltadas para todas as idades.

O Ceart Aberto acontecerá no Centro de Artes, Design e Moda da Udesc, Campus I, localizado no bairro Itacorubi, em Florianópolis, das 9h às 18h. Além das atividades culturais, o evento também contará com o espaço Mottainai, que receberá doações de objetos não utilizados, cujos lucros serão revertidos para a realização de futuros eventos pela organização Nipocultura.

Nesta edição, o espaço Mottainai também estará arrecadando doações via Pix para o Festival do Japão do RS, que destinará os recursos para ajudar pessoas afetadas pelas recentes enchentes.

Veja alguns momentos da edição anterior: