20 de maio de 2024
TVBV ONLINE
Cotidiano

Celesc vai reativar usina hidrelétrica em São José

Uma usina hidrelétrica fechada há mais de meio século vai ser reativada em São José, na Grande Florianópolis. As obras estão previstas para começar em fevereiro e vão aumentar a oferta de energia na região.

Inaugurada em 1910, a usina é a segunda mais antiga do Estado e fica às margens do Rio Maruim, em São José, na Grande Florianópolis. O prédio é tombado pelo patrimônio histórico cultural e natural do município.

A obra tem prazo estimado de 12 meses e investimento aproximado de R$ 9 milhões. Com ela, a usina terá capacidade instalada de 1.000 KW (quilowatts), equivalente a atender em média duas mil unidades consumidoras.

 

 

“Diversas obras em Santa Catarina devem ser resgatadas, e está é uma delas. É uma forma de manter a cultura e a história da região, sendo possível futuramente que as famílias, crianças e escolas possam fazer visitação e ter conhecimento histórico, não apenas teórico”, afirmou o presidente da Celesc, Clécio Poleto Martins.

Além do impacto na geração de energia, o patrimônio histórico-cultural do município será revitalizado e disponibilizado para visitação pública através do evento “Celesc de Portas Abertas” e também por agendamento.

Confira a matéria completa:

Cotidiano

Cotidiano

Cotidiano

Cotidiano

Cotidiano

Cotidiano