1 de dezembro de 2025
TVBV ONLINE
Paulo Chagas

Cenário favorece Jorginho, segundo as últimas avaliações em pesquisas

O governador está bem alinhado com as ações e tem feito boa gestão / foto: Paulo Chagas

A atual situação política em Santa Catarina, sob a gestão do governador Jorginho Mello (PL), é marcada por uma posição de força e consolidação de sua liderança no cenário estadual. O governador tem se empenhado em fortalecer sua base de apoio na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) e busca atrair outros partidos para sua órbita, como o MDB, inclusive, o próprio PSD, visando as eleições de 2026. Sua administração é vista como bem-sucedida. A tendência, se essa dinâmica continuar, é que Jorginho Mello mantenha uma posição dominante e de favoritismo para a reeleição em 2026, solidificando o PL como a principal força política do estado.

Senado

Caso a disputa interna no PL entre Caroline De Toni e Carlos Bolsonaro não for resolvida e a direita se mantiver dividida, a principal tendência é que isso fragilize o bloco majoritário, podendo favorecer a candidatura de Esperidião Amin (PP) ou, em um cenário de maior polarização e aproveitamento das divisões, permitir que Décio Lima (PT) se torne um candidato viável para a única vaga em disputa. Os caciques do PL estão em negociações para tentar evitar essa divisão, mas a situação permanece tensa.

Chapecoense: nove anos de saudade

No sábado, 29, completaram nove anos do trágico acidente aéreo que vitimou 71 pessoas, incluindo jogadores, comissão técnica, dirigentes e jornalistas que acompanhavam a delegação da Chapecoense. A aeronave da LaMia, que tinha como destino Medellín, na Colômbia, para a final da Copa Sul-Americana, caiu por falta de combustível, um erro que transformou um sonho em uma das maiores tragédias do esporte mundial. Nove anos depois, a dor da perda segue presente, mas se mistura com a força de uma comunidade que não se cansa de lutar e reconstruir. O clube passou por uma reformulação completa desde então, enfrentando desafios dentro e fora de campo. A tragédia deixou marcas indeléveis, mas também um legado de superação que inspira não apenas Chapecó, mas todo o Brasil. A coluna presta sua homenagem aos que se foram e àqueles que, com bravura, reergueram e mantêm viva a história da Associação Chapecoense de Futebol. O verde da esperança e a memória dos heróis de 2016 jamais serão esquecidos. Para sempre lembrados.

Por outro lado

Em um contraste emocionante com a memória da tragédia, a semana de 29 de novembro de 2025 também trouxe duas grandes e recentes alegrias para o esporte de Chapecó, e que precisam ser comemoradas. No último domingo, 23 de novembro de 2025, a Chapecoense garantiu seu retorno à Série A do Campeonato Brasileiro de Futebol. A vitória por 1 a 0 sobre o Atlético-GO na Arena Condá, em uma partida que lotou o estádio, selou o acesso da equipe à elite do futebol nacional após alguns anos na Série B. Este feito, ocorrido nove anos após a histórica classificação para a final da Sul-Americana na mesma data, marca um novo capítulo de superação e resiliência para o clube. E, neste último sábado, 29, exatamente no dia do nono aniversário do acidente, Chapecó viveu outra grande alegria com a conquista inédita do título geral dos 64º Jogos Abertos de Santa Catarina (JASC), sediados na própria cidade. Pela primeira vez na história dos jogos, o município ergueu o troféu de campeão geral, um feito que demonstra a força e a diversidade do esporte na capital do Oeste. Essas vitórias recentes, em meio a um período de lembranças dolorosas, servem como um símbolo poderoso da capacidade de Chapecó de se reerguer, celebrar a vida e olhar para o futuro com esperança, honrando o legado daqueles que se foram com novas conquistas.