20 de abril de 2024
TV Barriga Verde
Educação Segurança

Cerca de 100 mil crianças foram formadas nos 25 anos do Projeto Golfinho

Programa do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina promove cidadania e segurança em ambientes aquáticos

Com o objetivo de conscientizar e prevenir sobre os perigos dos ambientes aquáticos, o Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) realiza, desde 1998, o Projeto Golfinho. Em 25 anos de projeto, foram cerca de 100 mil crianças formadas. O programa promove a cidadania e os cuidados com o meio ambiente, o Programa busca conscientizar as crianças de uma forma lúdica, com momentos de aprendizagem e diversão, para que tomem atitudes preventivas e que disseminem essas ideias entre seus familiares e pessoas da comunidade.

Durante todo o ano, CBMSC oferece o projeto de forma totalmente gratuita à população em diversos locais de Santa Catarina, tais como praias, piscinas, lagos e rios no interior. Há também a execução do projeto nas escolas. Podem participar crianças entre 7 e 11 anos.

Conteúdos sobre os perigos associados ao banho de piscina, rio, cachoeira e mar, características das praias, marés e perigos das ondas, bem como, os tipos de sinalização, tanto da faixa de areia quanto do posto guarda-vidas e o trabalho desempenhado pelo guarda-vidas no contexto da praia, são ministrados com turmas do projeto tanto no litoral quanto no interior do estado. Acidentes aquáticos e como agir em caso de necessidade de salvamento também são abordados.

 

No interior, onde o índice de afogamentos é alto, o projeto é realizado em espaços de clubes que emprestam sua estrutura física para que o CBMSC possa realizar as atividades com as crianças.

Para conferir as datas e locais do Projeto Golfinho é necessário que o responsável pela criança faça contato com a Organização de Bombeiros Militar (OBM) no seu município ou informe-se no Posto Guarda-Vidas mais próximo.

 

Fotos: Tiago Ghizoni / SECOM

Segurança

Segurança

Educação

Educação

Segurança

Segurança