Cancelamentos ocorreram por falta de quitação de pendências com a Justiça Eleitoral
Mais de 190,3 mil eleitores em Santa Catarina deixaram de regularizar as pendências com a Justiça Eleitoral até o prazo final, na última segunda-feira (19). O número corresponde a 3% dos títulos cadastrados no estado, que foram cancelados.
Segundo o Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC), o número de títulos que seriam cancelados se aproximava dos 200 mil. Porém, 7,6 mil regularizaram os débitos até a data limite e solucionaram a situação eleitoral.
> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão
Desse total, ainda existem 811 eleitores que não terão os títulos cancelados porque o voto, para essas pessoas, era facultativo – menores de 18 anos e pessoas com 70 anos ou mais, além de pessoas não alfabetizadas.
Ao todo, no Brasil, mais de 5,3 milhões de eleitores tiveram seus títulos cancelados porque faltaram às três últimas eleições e e não apresentaram justificativa nem pagaram as multas necessárias junto à Justiça Eleitoral.
Como regularizar a situação eleitoral
Segundo o TRE-SC, ainda é possível resolver a situação eleitoral. A partir de agora, quem está inapto a votar precisa recolher a multa e comparecer ao cartório para reativar sua inscrição eleitoral. Mas, se a pessoa já possui dados biométricos coletados, pode regularizar a situação pela internet.
As multas eleitorais decorrentes de ausência às urnas ou aos trabalhos eleitorais podem ser pagas pelo Autoatendimento Eleitoral – Título Net, pelo aplicativo e-Título ou no cartório eleitoral, por meio de boleto (Guia de Recolhimento da União – GRU), do PIX ou de cartão de crédito.
Restaurante é destruído por explosão após vazamento de gás no Sul catarinense
Acidente afetou prédios vizinhos; ninguém se feriu
Um restaurante em Tubarão, no Sul de Santa Catarina, foi severamente danificado por uma explosão após um vazamento de gás na madrugada desta terça-feira (21). Segundo o Corpo de Bombeiros Militar (CBMSC), ninguém se feriu.