18 de abril de 2024
TV Barriga Verde
Cotidiano

Chapecó já registra 340 denúncias de abandono de animais em 2024

NAPA e a Guarda Municipal alertam para aumento de casos do crime, que pode acarretar em multa e prisão

O Núcleo de Atenção aos Pequenos Animais – NAPA e a Guarda Municipal de Chapecó identificaram um aumento de denúncias e demanda de atendimentos em casos de abandonos de animais no município do Oeste de Santa Catarina. A prática é prevista em lei e pode acarretar em multa e 2 a 5 anos de prisão.

Segundo o órgão, até o momento, foram registradas 340 denúncias de abandono de animais somente em 2024, uma média de 170 casos por mês. Uma pessoa também foi presa no início de fevereiro, após denúncias de maus-tratos, onde um cachorro foi encontrado muito magro e com bicheira pelo corpo.

De acordo com Liandra Dall Orsoletta, coordenadora do NAPA, o abandono está acontecendo em espaços públicos, praças, vias públicas, interior e também agora em residências após a mudança dos tutores. “Estamos intensificando o trabalho para identificar os responsáveis e pedimos o apoio da comunidade com as denúncias”, comentou.

 

De acordo com o comandante da Guarda Municipal de Chapecó, Roger Lima, as equipes irão utilizar as ferramentas disponíveis, como as câmeras de videomonitoramento, para identificar os responsáveis e buscar coibir esse tipo de atitude.

“Pedimos o auxílio da população para que, ao visualizar alguém realizando o abandono de um animal, seja com um veículo, seja a pé, que faça contato imediatamente com a Guarda Municipal através do 153. Pedimos para que passem o maior número de informações, características que auxiliem na identificação, dados do veículo, características e placa, para que nós possamos localizar a pessoa que cometeu esse crime e responsabilizá-la ela nas medidas que a legislação prevê”, afirmou.

 

Foto: NAPA Chapecó/Arquivo

Cotidiano

Cotidiano

Cotidiano

Cotidiano

Cotidiano

Cotidiano