21 de junho de 2024
TVBV ONLINE
Cotidiano

Chapecó recebe atividades culturais a partir do dia 30 de abril; confira

Eventos vão até o dia 4 de maio com entrada gratuita

A programação cultural em Chapecó será agitada nos próximos dias. Quatro eventos com entrada franca estão previstos na cidade, para os dias 30 de abril, 1º, 2 e 4 de maio. Confira abaixo!

No domingo (30), às 18 horas, no Ecoparque, acontecerá a apresentação “Ruta Del Folklore”, com o Grupo Folclórico Os Gaudérios. Abrindo o mês de maio, no Dia do Trabalhador, a segunda-feira (1º), traz a 2ª edição do Entrevero Cultural – Expressões do Sul, com início às 18 horas, também no Ecoparque.

No terça-feira (2), o Ecoparque volta a receber evento, e, às 19 horas haverá a apresentação da Orquestra de Teutônia. Já no dia 4 de maio, quinta-feira, acontecerá o lançamento da Fábrica de Gaiteiros, com show do artista gaiteiro Renato Borghetti.

 

Veja a programação em detalhes

Grupo Folclórico Os Gaudérios

No domingo (30), às 18 horas, no Ecoparque, acontece a apresentação “Ruta Del Folklore”, com o Grupo Folclórico Os Gaudérios. A entrada é gratuita e o projeto oferece duas oficinas de dança.

O grupo Folclórico Os Gaudérios é da cidade gaúcha de Caxias do Sul e mantém viva a tradição através da dança folclórica há mais de 40 anos.

A apresentação do espetáculo Ruta Del Folklore proporciona ao público um tour cultural de coreografias, nas quais o grupo homenageia a cultura argentina por meio de uma “rota folclórica”, cruzando do Sul ao Norte da Argentina.

Entrevero Cultural – Expressões do Sul

Na segunda-feira, 1º de maio, tem início às 18 horas a 2ª edição do Entrevero Cultural – Expressões do Sul, no Ecoparque de Chapecó. Antes da apresentação, às 13h30, o grupo oferece um Workshop de Dança de Salão Gaúcha, como parte da programação. A entrada é gratuita.

O objetivo do evento é valorizar a cultura gaúcha e folclórica. Também estão previstas apresentações do grupo Quarteto Coração de Potro e da companhia de danças Grupo Folclórico Os Gaudérios, da cidade de Caxias do Sul.

Orquestra de Teutônia

Na terça-feira (2), às 19 horas, a Orquestra de Teutônia se apresenta no Ecoparque. A entrada é gratuita e o evento terá acessibilidade e inclusão. Antes, às 15 horas, uma Oficina de Orquestra, será oferecida como parte da programação.

A Orquestra de Teutônia possui 23 músicos, distribuídos em naipes (saxofones, trompetes, trombones, teclado, guitarra, baixo elétrico, bateria, percussão e vocais), com arranjos e direção musical de Astor Jair Dalferth. A Orquestra é conhecida pelo seu repertório dinâmico e variado e pela vibração e energia dos instrumentistas. No repertório, MPB, Jazz, temas do cinema mundial, música Latino-Americana e folclore (gaúcho, alemão e italiano).

Fábrica de Gaiteiros

No dia 4 de maio, quinta-feira, acontece o lançamento da Fábrica de Gaiteiros, com apresentação do artista Renato Borghetti. A entrada é gratuita no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo De Nes, às 19h30.

A Fábrica de Gaiteiros é um projeto voltado à sociedade que forma alunos de acordeão diatônico, instrumento conhecido popularmente na região sul do Brasil como gaita de oito baixos. Em Chapecó o evento é direcionado para crianças e adolescentes de 7 a 15 anos e o pré-requisito é que sejam alunos de escolas públicas.

Foto: Prefeitura de Chapecó / Reprodução