7 de novembro de 2025
TVBV ONLINE
Economia

China suspende proibição de compra da carne de frango do Brasil

Foto: Arquivo/Agência Brasil
Produtores comemoram retomada de vendas ao maior comprador da carne brasileira

A China suspendeu a proibição de compra de carne de frango brasileira, medida adotada em maio após o primeiro registro de contaminação por gripe aviária em uma granja comercial no município gaúcho de Montenegro. O comunicado foi feito pela administração das alfândegas chinesas nesta sexta-feira (7).

A suspensão da compra do produto pela China foi anunciada em maio, quando o país era, segundo a associação, o maior comprador da carne de frango brasileira, com embarques de 562,2 mil toneladas em 2024, cerca de 10,8% do total. A retomada desse mercado foi comemorada pela Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA).

 

“Até maio [de 2025], mês da ocorrência de Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP), a China era a maior importadora de carne de frango do Brasil. Apenas entre janeiro e maio, o país havia importado 228,2 mil toneladas de carne de frango (10,4% do total exportado pelo Brasil até então), gerando receita de US$ 545,8 milhões”, detalhou a ABPA.

Santa Catarina é o segundo maior exportador de carne de frango do país, sendo a China o maior comprador. Em maio de 2025, o país asiático rendeu ao estado um crescimento de 30,5% no volume importado e de 43,3% na receita em comparação ao mesmo período de 2024. O total de exportações de frango em SC chegou a 108,3 mil toneladas em abril, gerando receita de US$ 229,7 milhões, pouco antes do início das suspensões de compras do Brasil.

Países retomam confiança no frango brasileiro

No dia 18 de junho, o Brasil se declarou livre da doença após a desinfecção da granja afetada e não ter registrado nenhum outro caso pelo prazo de 28 dias. Em setembro, foi a vez de a União Europeia reconhecer que o país estava livre da doença, permitindo a retomada das exportações para o bloco.

“Gradativamente, todos os grandes importadores de carne de frango retomaram as compras. Hoje, a China, último grande importador de carne de frango fechado, reabriu seus portos para o produto brasileiro”, comemorou nesta sexta-feira a ABPA.

Segundo a entidade, “as autoridades brasileiras dedicaram amplos esforços diplomáticos para o restabelecimento do fluxo comercial dos mercados suspensos”, afirmou, em tom elogioso dirigido ao ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, bem como ao Planalto e ao Itamaraty.

           

             

Ciclone coloca SC em alerta vermelho para temporais e ventos de 100 km/h

Acumulados de chuva podem atingir 100 mm em menos de 24h; 52 cidades têm ‘grande perigo’ por conta de vendavais

A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu nesta quinta-feira (6) um alerta vermelho para estragos que podem ocorrer em decorrência dos temporais com chuva forte e vendavais que vão atingir o estado a partir da tarde desta sexta-feira (7). O tempo severo é provocado por um ciclone extratropical que se forma no litoral sul do Brasil, associado a uma frente fria.

Continue lendo