23 de julho de 2024
TVBV ONLINE
Clima / Tempo

Chuva e calor intenso predominam no final de semana; veja a previsão

Defesa Civil alerta para grandes volumes de chuva entre esta sexta e sábado

O final de semana se aproxima e traz junto dele temporais que devem atingir todas as regiões de Santa Catarina, em especial a metade leste, a partir da tarde desta sexta-feira (8). As chuvas intensas são provocadas pela combinação de calor e umidade, que formam um sistema de baixa pressão em diversos níveis da atmosfera.

De acordo com a Defesa Civil, as áreas com alto risco são Litoral Norte e Sul, Planalto Serrano, Grande Florianópolis e Baixo e todo o Vale do Itajaí. No restante do estado, o risco de ocorrências relacionadas à chuva intensa é moderado. O temporal deve ganhar força entre o final desta tarde e o início da madrugada do sábado (9). Veja a previsão completa para o final de semana.

Sexta-feira

Devido a influência da circulação marítima, a sexta-feira (8), já amanheceu chuvosa no litoral e em áreas próximas. Já o Grande Oeste apresenta sol e variação de nuvens. Os temporais desta sexta iniciam pelas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul e avançam em direção às outras áreas ao longo da tarde e da noite. Esses temporais vêm acompanhados de chuva pontualmente intensa, rajadas de vento intensas e eventual queda de granizo. Nas áreas litorâneas, principalmente entre o Litoral Sul e a Grande Florianópolis, a circulação marítima reforça as instabilidades à noite, aumentando a intensidade das chuvas.

 

À tarde, as máximas oscilam entre 27 e 35°C no Oeste e Extremo Oeste e marcam entre 21 e 29°C no restante do estado. O vento varia de direção nordeste a norte com intensidade fraca e com rajadas de até 50 km/h pelo estado. Mar pouco agitado, com ondas de direção sul/sudeste e alturas entre 1,0 e 1,5 m, com picos de até 2,0 m em toda a costa catarinense.

Sábado

O sábado inicia novamente com bastante nebulosidade no centro e leste do estado, com chuva no litoral e com sol e variação de nuvens no Grande Oeste. À tarde, as temperaturas sobem bastante em todo o estado, e esse aquecimento aliado à umidade e a passagem de uma frente fria por Santa Catarina reforça as instabilidades e fornece condições para temporais acompanhados de eventual queda de granizo, descargas elétricas, chuva intensa em curto período de tempo e rajadas intensas de vento. O risco é moderado a alto para ocorrências como alagamentos, enxurradas pontuais e destelhamentos.

As temperaturas mínimas variam entre 16 e 20°C entre os planaltos e marcam entre 20 e 25°C nas outras regiões. As máximas oscilam entre 21 e 25°C nos pontos mais altos dos planaltos e do Meio-Oeste e marcam entre 27 e 36°C pelo estado. O vento sopra com intensidade fraca a moderada, variando de nordeste a oeste no interior do estado e de nordeste a norte no litoral e proximidades, com rajadas de até 45 km/h.

Domingo

Na madrugada do domingo (10), a frente fria já se afasta de SC, dando lugar a um sistema de alta pressão, mas ainda provoca chuva em regiões a nordeste do estado. O dia amanhece com tempo nublado no litoral e com sol e variação de nuvens nas demais áreas. Entre a tarde e a noite são esperadas pancadas esparsas de chuva devido a combinação de calor e umidade no Grande Oeste e à circulação marítima no litoral, com risco baixo para ocorrências associadas.

No amanhecer, as temperaturas mínimas variam entre 19 e 24°C no Extremo Oeste, no litoral e no Baixo e Médio Vale, e marcam entre 12 e 19°C nas outras regiões. À tarde as máximas variam entre 28 e 34°C por todo o estado. O vento vira de nordeste a sul já ao longo da manhã com intensidade fraca a moderada, com rajadas de até 55 km/h no litoral.

Próxima semana

Entre a segunda-feira (11) e a terça-feira (12), a influência de uma alta pressão atmosférica deve favorecer o predomínio de tempo firme em Santa Catarina, apenas com chance de chuva fraca no litoral nos extremos do dia. As manhãs serão de temperaturas amenas, mas à tarde as máximas variam entre 26 e 35°C pelo estado.