25 de maio de 2024
TVBV ONLINE
Clima / Tempo

Chuva e vento abrem caminho para as primeiras temperaturas negativas, aponta previsão

Imagem: Reprodução/Tempo.com

Frente fria associada a ciclone extratropical trazem as primeiras temperaturas abaixo de 0ºC deste outono

A frente fria semi-estacionária que provoca chuva persistente entre Santa Catarina e o Rio Grande do Sul segue influenciando a precipitação, por vezes intensa e volumosa, em áreas do Litoral Sul e em alguns pontos da Serra. Segundo a Defesa Civil do estado, nesta segunda-feira (13), esse sistema já começou a avançar para o Norte do estado. A previsão agora é de chuva persistente e temporais isolados em todas as áreas próximas ao RS, incluindo o Grande Oeste e áreas próximas, como Grande Florianópolis, Vale do Itajaí e Planalto Norte.

O avanço dessa frente fria abre caminho para um declínio acentuado nas temperaturas em todo o estado, mas especialmente no Grande Oeste. Nas áreas costeiras e litorâneas, os ventos fortes provocados por um ciclone extratropical no oceano intensificam ainda mais a sensação de frio. Em todo o estado, as temperaturas mínimas serão registradas durante a noite desta segunda. Na terça-feira (14), um sistema de alta pressão avança por Santa Catarina com uma massa de ar frio e seco, derrubando ainda mais as temperaturas. Confira a previsão para a semana:

 

Segunda-feira

Nesta segunda-feira há chance de temporais especialmente nas áreas do Grande Oeste, Planalto e Litoral Sul, onde há risco baixo a moderado para ocorrências como alagamentos e enxurradas pontuais, destelhamentos e danos à rede elétrica. Por conta do ciclone extratropical associado à frente fria, os ventos se intensificam ao longo do dia, especialmente nas áreas costeiras e serranas, com rajadas de sul entre 50 e 70 km/h.

Essa condição também favorece a agitação marítima, com ondas de sul com alturas entre 2,0 e 3,0m e picos de até 4,0m (alto mar) entre o Litoral Sul e Florianópolis. No restante do litoral, as ondas variam de 1,5 a 2,5m. O risco é moderado a alto para ocorrências associadas aos ventos e à agitação marítima. A massa de ar frio avança por SC ao longo do dia, provocando declínio das temperaturas e fazendo com que as mínimas sejam registradas durante a noite.

Terça-feira

A terça-feira inicia com a presença de nebulosidade e chuva principalmente no Norte catarinense, ainda associada à passagem da frente fria. Entretanto, o sistema se afasta de Santa Catarina no decorrer do dia, dando espaço a uma massa de ar frio e seco associada a um sistema de alta pressão atmosférica. A tendência é de tempo nublado, em especial nas áreas de divisa com o RS e na Grande Florianópolis.

O declínio das temperaturas passa a ser sentido também no Norte do estado. As temperaturas mínimas ficam próximas dos 6°C na serra catarinense, variam entre 9°C e 11°C no Grande Oeste e Grande Florianópolis serrana e entre 12°C e 16°C nas demais regiões. Segue a condição de agitação marítima, com ondas de sul com alturas entre 2,0 e 3,0m e picos de até 4,0m (alto mar) entre o Litoral Sul e Grande Florianópolis e de 1,5 a 2,5m no Litoral Norte. O risco é moderado a alto para ocorrências associadas à agitação marítima.

Quarta-feira

Na quarta-feira (14), a massa de ar frio e seco se estabelece em Santa Catarina e deve provocar o primeiro evento de geadas amplas e temperaturas mínimas negativas do outono, assim como o retorno do sol em todo o estado. O dia amanhece com temperaturas mínimas abaixo dos 0°C no Planalto Sul e áreas do Meio-Oeste, onde geadas amplas devem ser observadas.

> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBVonline em primeira mão

No Extremo Oeste, Oeste e áreas mais elevadas do Alto Vale e na Grande Florianópolis serrana, variam entre 2°C e 6°C . As temperaturas máximas ficam entre 18°C e 21°C no Grande Oeste e entre 13°C e 18°C nas demais regiões. A condição de agitação marítima ainda persiste, com ondas de sudoeste e alturas entre 2,0 e 3,0m e picos de até 4,0m (alto mar) entre o Litoral Sul e Grande Florianópolis e de 1,5 a 2,5m no Litoral Norte. O risco é moderado a alto para ocorrências associadas à agitação marítima.

Quinta e sexta-feira

Entre a quinta (16) e a sexta-feira (17), novas áreas de instabilidade se formam sobre o Rio Grande do Sul, que devem avançar em direção às áreas de divisa com Santa Catarina provocando a volta dos temporais e chuvas pontualmente intensas.

Clima / Tempo

Clima / Tempo

Clima / Tempo

Clima / Tempo

Clima / Tempo

Clima / Tempo, Serviços