Municípios de Joaçaba e Catanduvas registraram alagamentos e quedas de árvores durante a madrugada
Os municípios de Joaçaba e Catanduvas, no Meio-Oeste e Oeste catarinenses, respectivamente, foram atingidos por uma forte chuva durante a madrugada que marcou o início de 2026. Foram diversas ocorrências registradas nas duas cidades. Os bombeiros atuaram em diversas áreas para proteger os moradores com orientações e ações preventivas. Nenhuma vítima foi registrada e ninguém precisou ser resgatado.
> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão
Em Joaçaba, foram registrados mais de 100 mm de chuva em menos de 24 h e houve situações de risco em potencial, alagamentos pontuais e queda de árvores em áreas urbanas. Já em Catanduvas o maior destaque foi na BR-282, na localidade de Santa Helena, onde cerca de 15 árvores caíram sobre a via e provocaram a interrupção total do tráfego. As equipes cortaram os troncos e retiraram o material, reestabelecendo a normalidade do trânsito.
“O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina orienta a população a redobrar a atenção durante períodos de instabilidade climática, evitando áreas de risco e acionando o telefone de emergência 193 sempre que necessário”, ressaltou a corporação em nota.
13 municípios em situação de emergência
No fim da tarde desta quarta-feira (31), a Defesa Civil de Santa Catarina atualizou a lista dos municípios com decreto em situação de emergência. Por volta das 18h40, 12 municípios já haviam decretado. Mais tarde, por volta das 21h, o município de São João Batista, na Grande Florianópolis, também fez a publicação e se tornou o 13º da lista. Joaçaba e Catanduvas avaliam a situação.
Veja a lista atualizada
- Ibicaré
- Benedito Novo
- Timbó
- Brusque
- Agrolândia
- Balneário Barra do Sul
- Angelina
- Major Gercino
- Timbó Grande
- Treze Tílias
- Barra Velha
- Laguna
- São João Batista
Homem cai da Ponte Hercílio Luz e é socorrido em grau grave de afogamento
Segundo os bombeiros, vítima espumava pela boca, o que indica a presença de bastante água nas vias respiratórias
Um homem de 45 anos foi resgatado por uma motoaquática particular após cair da Ponte Hercílio Luz, em Florianópolis, na manhã desta quinta-feira (1º). Segundo informações preliminares repassadas pelo Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, a vítima foi retirada da água e encaminhada para atendimento do Grupo de Busca e Salvamento da Corporação, que realizou os primeiros socorros.







