25 de julho de 2024
TVBV ONLINE
Clima / Tempo

Chuva persistente e deslizamentos atingem Santa Catarina nesta quinta; veja previsão

Previsão é de temporais ao longo do dia em todas as regiões do estado

Nesta quinta-feira (18) o processo de formação de um sistema de baixa pressão favorece chuva persistente em Santa Catarina, em especial nas regiões do Meio Oeste, nos Planaltos, no Vale do Itajaí e no Litoral.

Na região litorânea, os acumulados podem chegar a casa dos 100 mm no decorrer do dia, trazendo um risco alto para alagamentos, enxurradas pontuais e deslizamentos. A Defesa Civil decretou alerta máximo para deslizamentos no município de Celso Ramos, no Meio-Oeste.

A condição de tempo nublado permanece entre o Oeste e o Sul do estado com a chuva perdendo força ao longo do dia. A chuva dá uma trégua no decorrer da madrugada e manhã de sexta-feira (19), porém, ao longo da tarde, os temporais podem retornar para todas as regiões do estado.

 

Nesta quinta, as temperaturas passam dos 30ºC em todas as regiões, podendo superar os 35ºC na região do Litoral Norte. “Já no Norte, o sol aparece entre nuvens e as temperaturas sobem um pouco mais, trazendo condições para novos temporais isolados entre o Planalto Norte e o Litoral Norte”, ressalta a meteorologista da Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil estadual, Nicolle Reis.

“A sexta-feira, será um dia típico de verão, com bastante calor e com temporais no final da tarde e início da noite em todas as regiões de Santa Catarina”, explica o meteorologista chefe da Defesa Civil, Felipe Theodorovitz.

Tempestades com ventos fortes e raios

A Defesa Civil orienta que a população busque um local abrigado, longe de árvores, placas, postes e outros objetos que possam ser arremessados. No local abrigado, fique longe de janelas. Em caso de alagamentos, evite contato com as águas e não dirija em áreas alagadas; não passe por pontilhões e pontes submersas; eredobre a atenção com as crianças e idosos.

 

Foto: Ricardo Wolffenbüttel / Secom