15 de julho de 2024
TVBV ONLINE
Clima / Tempo

Chuva persistente no Litoral e alivia o calor em grande parte de SC

Esta é uma condição típica dos meses de verão, que apresenta mudanças bruscas no tempo com a rápida formação de tempestades, portanto, é importante se manter atento aos alertas emitidos pela Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil (SDC).

Entre as tardes e as noites desta sexta-feira (19) e sábado (20) a combinação do calor e umidade favoreceram a ocorrência de temporais isolados em toda Santa Catarina, principalmente nas áreas próximas ao Paraná, entre o Grande Oeste, Planalto Norte e Litoral Norte.

A partir da noite de sábado (20) e no decorrer do domingo (21) os ventos mudaram de direção e começam a soprar de sul a sudeste, transportando umidade do oceano para o continente, aumentando assim a presença de nebulosidade nas áreas litorâneas.

A  chuva persistente e com raios, rajadas de vento e alagamentos, pontuais para os municípios de Braço do Trombudo, Campo Belo do Sul, Canoinhas, Capão Alto, Cerro Negro, Correia Pinto, Curitibanos, Dona Emma, Itaiópolis, Lages, Major Vieira, Mirim Doce, Monte Castelo, Otacílio Costa, Palmeira, Papanduva, Ponte Alta, Ponte Alta do Norte, Pouso Redondo, Rio do Campo, Rio do Oeste, Salete, Santa Cecília, Santa Terezinha, São Cristóvão do Sul, São José do Cerrito, Taió, Três Barras, Vitor Meireles nas próximas 2 horas.

 As temperaturas variam entre 11 e 19°C no Planalto Sul, Alto Vale e na Grd. Florianópolis Serrana e marcam entre 19 e 25°C no restante do estado. O vento sopra com intensidade fraca a moderada, de direção sudeste/leste com rajadas moderadas em pontos do Meio-Oeste ao litoral.

Alívio do Calor

Esta mudança na direção dos ventos também é responsável pelo alívio de calor em todo o Litoral. Com o tempo mais nublado e os ventos de quadrante Sul, as temperaturas já não conseguem subir tanto, marcando valores entre 20°C a 26°C no decorrer da semana que vem. Além disso, a tendência mostra que os temporais devem continuar ocorrendo na porção Oeste de Santa Catarina de forma isolada.

A Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil reitera a necessidade de acompanhar diariamente os avisos e boletins devido às constantes atualizações nos modelos de previsão do tempo.

Foto: Reprodução