23 de julho de 2024
TVBV ONLINE
Clima / Tempo

Chuva tem data para voltar para Santa Catarina; veja quando

Imagem: Meteores/Reprodução

Nova frente fria se aproxima pelo Rio Grande do Sul e traz virada no tempo

Os dias de sol e tempo seco estão contados e a chuva deve retornar em breve a Santa Catarina. De acordo com o departamento de Monitoramento Meteorológico da Defesa Civil estadual, o bloqueio atmosférico que tem mantido o tempo firme irá mudar de posição, permitindo que as instabilidades retornem ao estado nos próximos dias.

A chuva começa sobre o Rio Grande do Sul de forma persistente na noite deste sábado (15), devido a uma frente fria semi-estacionária. Essa chuva deve se aproximar em alguns momentos das áreas de divisa com o estado catarinense, em especial entre o Extremo Oeste e o Litoral Sul, ganhando força na tarde de domingo (16).

 

Os acumulados de chuva nessas regiões entre o domingo e a segunda (17) devem variar de 80 a 100 mm nas áreas de divisa com o RS, e os pontuais podem ficar acima de 120 mm no Extremo Sul e Extremo Oeste de SC.

Entre a segunda e a quarta-feira (19), a instabilidade se posiciona entre o Norte gaúcho e a região central de Santa Catarina, trazendo chuva, por alguns momentos de forma mais intensa e acompanhada por temporais. O restante da semana será chuvoso em todo o estado, favorecendo também a queda das temperaturas.

Imagem: Defesa Civil/Reprodução

Previsão para o fim de semana

Sexta-feira

Nesta sexta-feira o sol predomina entre poucas nuvens e com altas temperaturas no período da tarde. O vento sopra predominante de norte, com intensidade fraca a moderada e com rajadas de até 65 km/h no Grande Oeste e no Planalto Sul, que se intensificam a partir da tarde, com risco baixo para ocorrências.

À tarde, as máximas oscilam entre 23 e 32°C no Oeste, Extremo Oeste e no Litoral Sul, nas outras regiões elas variam entre 18 e 27°C. Mar pouco agitado entre o Litoral Sul e a Grande Florianópolis, com ondas de leste/nordeste e alturas entre 1,0 e 1,5m e picos de até 2,0m em alto mar e mar calmo no Litoral Norte, com ondas entre 0,5 e 1,0m e picos de até 1,5m em alto mar.

Sábado

No sábado (15), o dia começa com nevoeiros principalmente nas regiões do Vale do Itajaí, Litoral Norte e no Planalto Norte, que se dissipam ao longo da manhã. Durante o dia, segue o predomínio de sol entre poucas nuvens pelo estado. Somente nas áreas de divisa com o Rio Grande do Sul deve haver um aumento da nebulosidade ao longo da noite, devido à aproximação da frente fria. Não está descartada a ocorrência de pancadas de chuva com trovoadas nessas áreas entre o final da noite e o início da madrugada do domingo (16). O risco é baixo para ocorrências meteorológicas.

As temperaturas aumentam um pouco mais em Santa Catarina no sábado. O dia amanhece com temperaturas entre 9 e 16°C no Meio-Oeste e nos planaltos e entre 16 e 26°C nas outras áreas. À tarde, as máximas variam entre 25 e 34°C no Oeste, Extremo Oeste e no Litoral Sul e marcam entre 21 e 29°C no restante do estado. O vento sopra com intensidade fraca a moderada de quadrante norte, com rajadas de até 50 km/h no Grande Oeste e no Planalto Sul ao longo do dia,perdendo intensidade à noite.

Domingo

No domingo (16), o tempo começa a mudar no estado com a aproximação da frente fria pelas áreas de divisa com o RS, onde o dia já inicia com o aumento da nebulosidade, e ao longo do período há possibilidade de formação de pancadas de chuva e temporais isolados, com risco baixo a moderado para ocorrências associadas. Nas demais áreas do estado, o sol predomina entre poucas nuvens.

> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBVonline em primeira mão

O dia amanhece com temperaturas que variam entre 9 e 15°C no Meio-Oeste, nos planaltos, na Grande Florianópolis Serrana e no Alto Vale e marcam entre 15 e 24°C nas outras áreas. À tarde, as máximas oscilam entre 22 e 27°C no Planalto Sul e no Litoral Sul e marcam entre 25 e 29°C no restante do estado. O vento sopra com intensidade fraca, de quadrante norte no interior do estado e de sul no litoral e em áreas próximas, com rajadas de até 50 km/h do Extremo Oeste ao Planalto Sul ao longo da tarde.