Fenômeno é provocado pelo deslocamento do Ciclone Extratropical em direção ao alto mar
As fortes chuvas que causaram estragos em diversas regiões do estado dão lugar aos fortes ventos, que ocorrem em todas as regiões ao longo desta quarta-feira (10). Isso se deve ao afastamento do Ciclone Extratropical, que vai em direção ao alto mar e provoca fortes rajadas, especialmente na região litorânea e proximidades. Essa mudança no clima já havia sido alertada pela Defesa Civil de Santa Catarina nesta segunda-feira (7).
> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão
As localidades com eventos mais extremos devem ser o Planalto Sul e os morros da Grande Florianópolis, onde as rajadas podem chegar a até 130 km/h, segundo o Metsul. Em todo o Litoral, as rajadas devem ocorrer ao longo do dia e podem chegar aos 100 km/h. Nas demais regiões, as rajadas podem variar entre 70 e 90 km/h, sendo ainda mais fortes nas áreas mais elevadas. O risco para ocorrências associadas a destelhamentos, danos a rede elétrica e queda de árvores é considerado alto, de acordo com a Defesa Civil de Santa Catarina.
Defesa Civil de Florianópolis alerta
Em razão da previsão de fortes rajadas de vento, a prefeitura de Florianópolis emitiu um alerta sobre as condições adversas do tempo ao longo desta quarta-feira. Conforme a nota, a intensificação dos ventos ocorrem já a partir da madrugada, com média de 20 km/h a 30 km/h. O aviso é laranja para todas as regiões, ou seja, o risco é alto para ocorrências associadas à destelhamentos, danos na rede elétrica e queda de galhos e árvores.
Além dos vendavais, a Defesa Civil também alerta para a agitação marítima, que também se intensifica em decorrência do ciclone. O mar fica agitado com ondas de direção nordeste e posteriormente de sul/sudoeste, em torno entre 2,0m e 3,0m na região da Grande Florianópolis, com picos ainda maiores em alto mar.
Diante disso, o órgão orienta que a população, em momentos de rajadas mais intensas, evite transitar ou ficar perto de árvores, placas, muros e postes de energia. É recomendado buscar um local abrigado, longe de janelas e objetos que possam ser arremessados.
Julgamento de mulher que encomendou morte de companheira do ex-marido é adiado
Crime ocorreu em 2019 após serviço de cartomante contratada para fazer ex-companheiro voltar com ela não dar certo; até o momento, três envolvidos foram condenados
O julgamento da mulher que contratou uma cartomante para reatar relacionamento com o marido e mandou matar a companheira do mesmo foi adiado novamente. A sessão foi adiada após os advogados de defesa alegarem que a ré está internada em uma clínica psiquiátrica. Em outras ocasiões, isso já havia acontecido após movimentação dos advogados. O crime aconteceu em Chapecó, em 2019, e outros envolvidos já foram condenados.





