17 de julho de 2024
TVBV ONLINE
Clima / Tempo

Chuvas dão trégua e abrem espaço para tempo firme em SC; veja previsão

Foto: The Weather Channel

Sol e calor persistem até a metade da semana, quando o tempo volta a mudar

Após as chuvas que castigaram o Sul do Brasil desde a última semana, o domingo (5) chega com alívio para a maior parte de Santa Catarina. De acordo com a Defesa Civil, as instabilidades abrem espaço para o tempo firme com sol e calor, exceto na região Sul do estado e áreas de divisa com o Rio Grande do Sul. Confira a previsão para os próximos dias.

Entre o sul do Planalto Sul e Litoral Sul, as chuvas persistem com intensidade fraca a moderada e volumes entre 40 e 70 mm previstos na região para as próximas 24 horas. Temporais isolados, com raios, rajadas de vento, chuva pontualmente intensa e eventual queda de granizo não estão descartados.

 

Segunda-feira

Na segunda-feira (6), tempo firme com predomínio de sol passa a ser observado em todas as regiões, por influência do ar quente que chega do centro do país. Há apenas indicativos de aumento de nuvens no decorrer da tarde, no litoral e áreas próximas, onde o vento vira para a direção nordeste. Não há riscos para ocorrências meteorológicas.

As temperaturas mínimas variam entre 12 e 15°C nos planaltos e Meio-Oeste e entre 16 e 21°C nas demais regiões. À tarde as máximas oscilam em torno dos 30°C na maioria das regiões e entre 24 e 28°C no Planalto Sul. O vento, com intensidade fraca a moderada e com rajadas entre 40 e 55 km/h, varia de noroeste a norte, passando para nordeste no Litoral.

Terça-feira

O ar quente e seco, do centro do país continua a manter o tempo firme e com predomínio de sol em S ao longo da terça-feira (7). Novamente, o Litoral e áreas próximas apresentam mais nuvens e nevoeiros no amanhecer e à noite, mas sem indicativos para chuva. Não há riscos para ocorrências meteorológicas.

As temperaturas sobem em relação aos dias anteriores e as mínimas, na madrugada, variam de 14 a 16°C nos planaltos e Meio-Oeste e de 16 a 21°C no restante do estado. À tarde as máximas chegam aos 32°C no Grande Oeste e Litoral e variam de 26 a 29°C nas demais regiões. Vento de noroeste a norte, com variação para nordeste no Litoral, fraco a moderado e com rajadas entre 40 e 55 km/h.

> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBVonline em primeira mão

Restante da semana

A quarta-feira (8) começa com tempo estável e sol em SC. A partir do final do dia, o tempo volta a mudar com o avanço de uma nova frente fria pelo RS, que provoca aumento de nuvens e condições para chuva e temporais, começando pelas áreas de divisa com o estado vizinho e se estendendo para as demais regiões.

Na quinta-feira (9), a frente fria se desloca por SC, mantendo o tempo instável, com condições para chuva e temporais isolados para todas as regiões. As temperaturas se mantêm elevadas na quarta, mas declinam na quinta-feira (9), à medida em que uma massa de ar frio se aproxima do sul do Brasil.