23 de junho de 2024
TVBV ONLINE
Ocorrência

Chuvas desse fim de semana levaram 771 pessoas a sair de casa

Foto: Prefeitura de Rio do Sul/Divulgação

Oito municípios de SC decretaram situação de emergência

As chuvas intensas que atingiram Santa Catarina nesse final de semana levaram 771 a deixarem suas casas, segundo relatório da Defesa Civil estadual divulgado nesse domingo (19). São 117 desalojados e 654 desabrigados, sendo 483 somente em Rio do Sul, no Vale do Itajaí. O município teve vários bairros alagados pela alta do nível do Rio Itajaí-Açu, que chegou a 8,97 metros

Ao todo, 24 municípios registraram ocorrências relacionadas às chuvas e oito decretaram Situação de Emergência (SE). São eles Passo de Torres, Sombrio, São João do Sul, Balneário Gaivota, Jacinto Machado, Maracajá, Araranguá e Rio do Sul.

 

Por determinação do governador, o Centro Integrado de Operações (CIOP) foi ativado e começou a operar na manhã de ontem. “Determinei a ativação do Centro para monitorar a situação das chuvas e estarmos preparados para dar todo o suporte à população e aos municípios atingidos, com uma pronta resposta. Mesmo a previsão indicando melhora no tempo a partir de amanhã (segunda), continuamos atentos ao cenário”, explica o governador Jorginho Mello.

> Nível do rio Itajaí-Açu chega a 8,61 metros em Blumenau

Ocorrências nos municípios

Desde a última quinta-feira (16), a equipe da Diretoria de Gestão de Desastres da Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil de Santa Catarina (SDC) monitorou a aproximação das chuvas persistentes e volumosas em diversas regiões do estado, apresentando risco moderado a alto de ocorrências associadas a alagamentos, enxurradas, enchentes, deslizamentos e inundações.

> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBVonline em primeira mão

Foram enviados Itens de Assistência Humanitária (IAH) para Araranguá, São João do Sul e Rio do Sul, totalizando cerca de R$ 184 mil reais. Os itens enviados foram cestas básicas, água potável, kit higiene, kit limpeza, colchões de solteiro e casal, e kit de acomodação solteiro e casal.

Por conta do acumulado de 175 mm de chuva registrado em Rio do Sul, o maior volume em oito anos, a Defesa Civil do município abriu seis abrigos onde 50 famílias foram alojadas.

Abrigos em outras cidades

Lontras: Foram abertos dois abrigos para 41 pessoas.

Laurentino: Um abrigo foi aberto para receber oito famílias.

Agronômica: Um abrigo foi aberto, mas o número de famílias não foi divulgado.

Rio do Oeste: Um abrigo foi aberto, mas o número de famílias não foi divulgado.

Taió: Um abrigo foi aberto para receber 32 pessoas, outras 35 pessoas ficaram desalojadas.