Temporais se estendem até o período da tarde, quando as temperaturas voltam a subir no Litoral Sul e Norte de Santa Catarina
A previsão do tempo para esta quarta-feira (20) indica instabilidade em Santa Catarina, com possibilidade de chuvas e temporais isolados, principalmente pela manhã. A formação de um ciclone extratropical entre a Argentina e o Uruguai mantém ventos fortes, com rajadas entre 50km/h e 70 km/h no Oeste e Sul do estado. O risco de danos como destelhamentos, quedas de árvores e problemas na rede elétrica varia de baixo a pontualmente alto.
> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão
A condição para temporais se estende até o período da tarde, quando o tempo volta a melhorar em todas as regiões de Santa Catarina e as temperaturas sobem em toda a faixa leste, chegando a 31°C em áreas do Litoral Sul e Norte.
O mar deve ficar agitado em todo o litoral, principalmente entre o Litoral Sul e Florianópolis, com ondas de até 3,0m, sendo considerado um risco moderado para ocorrências. No entanto, na mesma região, a intensificação do vento nordeste provoca o recuo da maré, dificultando a entrada e saída do mar.
Segundo a Defesa Civil, é recomendado que a população evite navegação, pesca, esportes marítimos e banho de mar. Além de evitar também caminhar ou pedalar na orla caso as ondas esteja atingindo a calçada/ciclovia.
Previsão para os próximos dias
Para quinta-feira (21), a previsão do tempo indica amanhecer com tempo firme em todas as regiões. As temperaturas variam entre 7°C e 14°C no Grande Oeste e Planaltos, e de 12°C a 18°C no Litoral catarinense.
Durante a tarde, as temperaturas variam entre 27°C e 31°C no Grande Oeste e de 18°C a 25°C nas demais regiões. Ao longo do dia, entre o Grande Oeste e áreas próximas da divisa com o Rio Grande do Sul, a quantidade de nuvens faz com que retorne a condição de temporais isolados com raios, rajadas de vento e eventual precipitação de granizo.
Na sexta-feira (22) e sábado (23), com o deslocamento de uma frente fria, o tempo instável se intensifica em algumas áreas do estado, como o Grande Oeste, Planalto Sul e Litoral Sul. Nas demais regiões catarinenses, o tempo firme ainda predomina na maior parte do período.
*Com revisão de Bernardo Ebert