23 de julho de 2024
TVBV ONLINE
Ocorrência

Chuvas em SC: Cinco municípios decretaram situação de emergência

194 pessoas estão desalojadas e a Grande Florianópolis foi a região mais atingida

Até o momento 24 municípios relataram para a Defesa Civil de Santa Catarina (DCSC) ocorrências provocadas pela chuva que teve início na última sexta-feira (12). O relatório da DCSC aponta que cinco municípios emitiram decreto de situação de emergência, Paulo Lopes, Santo Amaro da Imperatriz, Canelinha, Garopaba e Águas Mornas. No total 194 pessoas estão desalojadas, sendo 20 em Biguaçu, duas em Imbituba, duas em Tubarão e 120 em Paulo Lopes. Em Palhoça 50 pessoas estão desalojadas e outras 11 desabrigadas.

Diversos municípios da Grande Florianópolis repassaram ocorrências e a região se mostra a mais atingida. Em São João Batista teve o registro de alagamentos e deslizamentos. Duas pontes e um pontilhão chegaram a ser interditados e uma adutora de água que abastece o município foi atingida por detritos e rompeu, mas o fornecimento já foi restabelecido. No município de São José foram registrados vários pontos de alagamentos principalmente na localidade de Forquilhas e na área Industrial. Na Capital ocorreram seis deslizamentos nas encostas dos morros e alagamentos. Biguaçu enfrentou inúmeros pontos de alagamentos e a queda de um muro. O município de São Pedro de Alcântara registrou alagamentos e deslizamentos pontuais Já em Garopaba os alagamentos causaram problemas principalmente na infraestrutura do município.

Na cidade de Paulo Lopes foi verificado que ocorreram principalmente danos na infraestrutura, como na malha viária que foi comprometida em 80%. O município registrou um acumulado de 617 milímetros de chuva nos últimos dias. Um levantamento da Prefeitura apontou que pelo menos 14 casas foram danificadas pelas chuvas intensas na região.

Recuperação da malha viária em Paulo Lopes. Imagem: Prefeitura de Paulo Lopes.

Na Foz do Vale do Itajaí o município de ilhota registrou deslizamentos em dois pontos. No Norte do Estado a chuva também trouxe prejuízos. Joinville enfrentou pontos de alagamento, deslizamentos de terra e quedas de muros.

Em Imbituba, no Sul do Estado, as aulas foram suspensas na manhã desta terça-feira (16) devido aos problemas de mobilidade. As ocorrências estão relacionadas com alagamentos e uma estimativa aponta 110 pessoas atingidas.

Em apoio a alguns municípios a Defesa Civil do Estado enviou itens de assistência humanitária como Kit higiene, Limpeza e colchões.

Imagens: Prefeitura de Paulo Lopes