6 de novembro de 2025
TVBV ONLINE
Clima / Tempo

Ciclone coloca SC em alerta vermelho para temporais e ventos de 100 km/h

Foto: Ricardo Wolffenbuttel/SECOM
Acumulados de chuva podem atingir 100 mm em menos de 24h; 52 cidades têm ‘grande perigo’ por conta de vendavais

A Defesa Civil de Santa Catarina emitiu nesta quinta-feira (6) um alerta vermelho para estragos que podem ocorrer em decorrência dos temporais com chuva forte e vendavais que vão atingir o estado a partir da tarde desta sexta-feira (7). O tempo severo é provocado por um ciclone extratropical que se forma no litoral sul do Brasil, associado a uma frente fria.

A previsão indica que as tempestades começam a se formar na manhã de sexta sobre a Argentina. Nas horas seguintes, a área de baixa pressão avança sobre o Oeste catarinense, onde há grande probabilidade de temporais com chuva localmente intensa. Os acumulados totais devem ficar entre 60 e 100 mm no período, enquanto as rajadas de vento podem atingir de 50 a 80km/h.

> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão

O alerta especial da Defesa Civil é válido a partir das 14h, com risco severo para ocorrências associadas a destelhamentos, danos na rede elétrica, queda de galhos e árvores, alagamentos e enxurradas em todo o Grande Oeste e áreas dos Planaltos e do Alto Vale do Itajaí. Nas horas seguintes, o sistema avança sobre o leste do estado, onde há risco alto para ocorrências nas demais regiões pelo menos até a madrugada de sábado (8).

Imagem: Defesa Civil

Vendavais acendem alerta em 52 cidades

Um segundo aviso meteorológico emitido pela Devesa Civil alerta para os fortes vendavais que devem atingir Santa Catarina após a passagem dos temporais. A tendência é que o ciclone extratropical se afaste de terra gradualmente no decorrer do sábado, especialmente da tarde para a noite, levando os maiores riscos para as áreas costeiras.

O vento sul deve ter velocidade média entre 30 e 40 km/h, enquanto as rajadas – que tendem a ser mais intensas entre a madrugada e a tarde de sábado – devem chegar a 60 a 90km/h em áreas do Litoral Norte, Grande Florianópolis, Serra e Litoral Sul. A velocidade pode superar os 100km/h da região da Ilha para baixo, além de trechos nas áreas de Bom Jardim da Serra e Rancho Queimado. Pelo menos 52 cidades no entorno do litoral catarinense estão em um alerta vermelho emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (InMet).

Nessa áreas, há grande risco de ocorrências associadas a destelhamentos, dano na rede elétrica e queda de galhos e árvores. Nas áreas mais ao interior do Litoral Norte, Grande Florianópolis e Vale do Itajaí, além dos Planaltos e parte do Meio-Oeste, o risco para ocorrências é moderado, enquanto Oeste e Extremo Oeste têm risco baixo de sofrerem estragos.

Imagem: Defesa Civil

O afastamento do ciclone para alto mar deve provocar ainda forte agitação no mar e ressaca ao longo do sábado. Um terceiro aviso da Defesa Civil indica risco alto de agitação marítima e erosão costeira, especialmente no Litoral Sul. Entre essa área e a Grande Florianópolis, as ondas podem ter entre 3,5 e 4,5 m de altura, com picos acima em alto mar. No Litoral Norte, as ondas predominam de sul, entre 2,5 e 3,5m.

           

             

Trabalhador é socorrido às pressas após vazamento de ácido em indústria

Vítima trabalhava com produto no momento do acidente e sofreu contato direto

O vazamento de ácido sulfúrico em uma indústria provocou reações em um trabalhador, que precisou ser levado às pressas para atendimento médico na tarde desta quarta-feira (5). O acidente ocorreu por volta das 14h, no Distrito Industrial de Pinhalzinho, no Oeste de Santa Catarina.

Continue lendo