19 de agosto de 2025
TVBV ONLINE
Clima / Tempo

Ciclone extratropical chega a Santa Catarina nesta terça-feira e torna tempo instável

Foto: Airton Fernandes / SDC
Dia tem condições para temporais isolados com raios, rajadas de vento e granizo no Extremo-Oeste e Oeste do estado

A previsão do tempo para esta terça-feira (19) é de formação de um ciclone extratropical, que traz consigo chuva persistente entre o Vale do Itajaí, Grande Florianópolis e Litoral Norte. Especialmente entre terça e quarta-feira (20), o risco para alagamentos é considerado moderado. No Extremo-Oeste e Oeste, uma frente fria traz condição para temporais isolados com raios, fortes rajadas de vento e granizo.

> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão

Com a atuação do ciclone extratropical no sul do estado, os ventos de nordeste ganham força. A agitação marítima deve recuar no Litoral Sul, dificultando a entrada e saída do mar, que deve estar com ondas entre 2,5m e 3,0m, sendo considerado um risco moderado para atividades como navegação e pesca.

Ao longo do dia, as rajadas se intensificam entre o Oeste e o Sul e ficam entre 50km/h e 75km/h. O risco é alto para ocorrências associadas a destelhamentos, danos na rede elétrica, queda de galhos e árvores e alagamentos pontuais. No período da tarde, as temperaturas chegam a 32°C no Oeste, 25°C no Litoral Sul e não passam dos 12/14°C nas áreas serranas.

A recomendação da Defesa Civil é que durante os temporais a população busque um local abrigado, longe de janelas e objetos que possam ser arremessados. Em caso de ventos fortes, é necessário evitar transitar próximo a árvores, placas, muros e postes de energia. Em casos de alagamentos, não é recomendado atravessar ruas alagadas ou pontes e pontilhões submersos.

Previsão para os próximos dias

Na quarta-feira (20), a passagem de uma frente fria por Santa Catarina traz chuvas e temporais isolados pela manhã, com ventos fortes de até 70 km/h no Oeste e Sul do estado. O tempo melhora entre a tarde e a noite, com a chegada de ar seco. O mar fica agitado, com ondas de até 3 metros, oferecendo risco moderado, especialmente no Litoral Sul e Florianópolis. As temperaturas podem chegar a 31°C no Litoral.

Na quinta-feira (21), a chegada de uma área de alta pressão garante tempo estável. A partir de sexta-feira (22), uma nova frente fria e a intensificação de uma área de baixa pressão trazem risco de temporais isolados nas regiões próximas ao RS.

*Com revisão de Bernardo Ebert

           

             

Prefeitura de Florianópolis assume gestão da Ilha do Campeche

Em parceria com IPHAN, município oficializa ponto turístico como uma Unidade de Conservação

A partir desta segunda-feira (18), a Ilha do Campeche passa a ser gerida pela Prefeitura de Florianópolis. Com a criação do Monumento Natural Municipal, a ilha é transformada em uma Unidade de Conservação, permitindo ao município controlar o turismo, o acesso e as ações de conservação. A regulamentação das visitas está prevista para a próxima temporada de verão.

Continue lendo