Fenômeno não passa pelo estado, mas traz instabilidades para todas as regiões
A formação de um ciclone extratropical entre o Uruguai e o Rio Grande do Sul provoca mudanças bruscas no tempo em Santa Catarina a partir da tarde desta sexta-feira (9), conforme comunicado da Defesa Civil de Santa Catarina. O fenômeno traz chuvas intensas no estado, que, devido ao alto índice de precipitação, pode provocar alagamentos e enxurradas. Essa condição segue até a noite de sábado (10), quando o ciclone se afasta em direção ao alto mar.
> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão
O risco para ocorrências associadas no estado vai de baixo a moderado, com possibilidade maior de registro nas regiões que ficam entre o Meio-Oeste e Litoral, que devem ter volumes de chuva consideráveis entre a tarde de sexta e a noite de sábado. A Defesa Civil alerta também para a possibilidade de fortes rajadas de vento e até queda de granizo, o que pode provocar destelhamentos, queda de árvores e danos na rede elétrica. O órgão recomenda que a população fique atento aos alertas emitidos ao longo do dia pelo órgão.
Outras recomendações
- Durante os temporais busque um local abrigado, longe de janelas e objetos que possam ser arremessados.
- Em caso de ventos fortes evite transitar e/ou abrigar-se próximo de árvores, placas, muros e postes de energia.
- Em caso de chuva intensa com alagamentos, jamais atravesse ruas alagadas ou pontes e pontilhões submersos.
Acidentes com águas-vivas superam os 8 mil em apenas uma semana
Corpo de Bombeiros Militar destaca um crescimento acentuado de mais de 50% em comparação com 2025
O número de lesões causadas por águas-vivas teve um crescimento acentuado entre o final do ano passado e o início de 2026, disparando em mais de 50% em relação ao ano anterior. Segundo dados colhidos no relatório da Operação Verão do Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina, foram 8.572 casos em apenas uma semana, entre os dias 30 de dezembro e 5 de janeiro. A corporação alerta que esse acréscimo reforça a necessidade de prevenção e cuidados nas praias.





