10 de dezembro de 2025
TVBV ONLINE
Ocorrência

Ciclone: mais de 160 mil unidades ficam sem luz em Santa Catarina

Foto: Guarda Municipal de Florianópolis (GMF)
Ventos de até 80 km/h e temporais isolados derrubam árvores em diversas cidades

Mais de 161,5 mil unidades consumidoras ficaram sem energia elétrica na tarde desta quarta-feira (10) em Santa Catarina, por conta das fortes rajadas de vento provocadas pelo ciclone extratropical no Sul do Brasil. Quedas de árvores também foram registradas em diversas cidades.

De acordo com a Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc), o ápice dos danos ao sistema elétrico ocorreu por volta das 15h, quando as rajadas de vento ficaram em torno dos 80 km/h na Serra e no Norte catarinense. Em algumas regiões, os ventos vieram acompanhados de grande volume de chuva em curto espaço de tempo.

> Siga nosso canal no WhatsApp e receba as notícias do TVBV Online em primeira mão

Houve ainda registros de objetos arremessados pelo vento sobre a rede elétrica, como galhos de árvores, lonas de construção, estruturas soltas e vegetação, além da queda de árvores inteiras em alguns pontos. Esses fatores provocaram curto-circuitos, rompimentos de cabos e desligamentos preventivos, explica a Celesc. Um efetivo de 293 equipes chegou a ser mobilizado para realizar o restabelecimento do fornecimento com segurança.

Imagem: Celesc

Regiões mais afetadas pela falta de luz

  • Itajaí: 38,6 mil unidades afetadas
  • Florianópolis: 32,2 mil unidades afetadas
  • Joinville: 24,1 mil afetadas

Outras cidades também relataram quedas de energia horas mais cedo, por volta das 13h40, como Blumenau (23,8 mil), Mafra (22 mil), Rio do Sul (8,3 mil), Lages (6,9 mil) e Videira (5,9 mil). Na Serra, municípios inteiros, mas com menos unidades consumidoras, chegaram a ficar instantes sem luz.

Quedas de árvores

Além de ser a região com o maior número de desligamentos acidentais da rede elétrica, a Grande Florianópolis também concentrou um número elevado de quedas de árvores de grande porte sobre vias. Um forte temporal provocou chuva intensa e os ventos chegaram a até 64 km/h em um curto período de tempo na capital.

Em Florianópolis, 11 ocorrências foram registradas pelo Corpo de Bombeiros Militar (CBMSC), em especial na Beira-mar Norte, Avenida Mauro Ramos e Álvaro Tolentino. Equipes da Prefeitura e do CBMSC foram mobilizadas para a liberação das vias. Uma das árvores chegou a cair sobre um taxi em frente ao Shopping Beira Mar, mas ninguém ficou ferido.

Em Biguaçu, uma residência foi atingida e precisou ser evacuada após o CBMSC verificar que a estrutura havia sido comprometida por completo. Moradores tentaram retornar para recolher pertences e foram retirados imediatamente por segurança. A casa foi interditada até a chegada da Defesa Civil e a entrada do imóvel foi isolada com fita zebrada.

           

             

Operação bloqueia R$ 88 milhões de fraude contra multinacional brasileira

PCSC cumpre 20 mandados de busca em três estados e no DF

Uma operação da Polícia Civil de Santa Catarina (PCSC) resultou no bloqueio de R$ 88 milhões de uma organização criminosa que teria obtido este mesmo valor por meio de uma complexa fraude cibernética contra uma empresa multinacional brasileira. Foram cumpridos nesta quarta-feira (10) 20 mandados de busca e apreensão em São Paulo, Pará, Maranhão e no Distrito Federal.

Continue lendo